História, perguntado por renesmee2000500, 5 meses atrás

1.
As ditaduras da América Latina apresentaram semelhanças no funcionamento da repressão, pois estavam sustentadas ideologicamente pela chamada doutrina ou ideologia da segurança nacional.

Sobre esse arcabouço ideológico, são feitas as seguintes afirmações:
I. A doutrina ou ideologia da “segurança nacional”, ao estipular que o inimigo não era “externo” à América Latina, mas “interno”, legitimava a atuação extrafronteiriça dos aparatos repressivos.
II. Em sua definição de “subversão”, que configurava o “inimigo”, a doutrina ou ideologia da “segurança nacional” incorporava desde o opositor político ao militante das guerrilhas de esquerda.​​​​​​​
III. A doutrina ou ideologia da “segurança nacional” foi uma formulação essencialmente latino-americana, em contraposição aos ensinamentos militares estadunidenses.

Qual(is) está(ão) correta(s)?​​​​​​​


A.
Apenas I.


B.
Apenas II.


C.
Apenas III.


D.
Apenas I e II.


E.
Apenas II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianorobero4
0

Resposta:

arthur Arthur fa8ah7afahistar

Respondido por diogofrancesconi
1

Resposta:

D. Apenas I e II.

Explicação:

A doutrina ou ideologia da “segurança nacional” foi o sustentáculo ideológico das ditaduras implementadas na América Latina nas décadas de 1960 e 1970. O inimigo, que anteriormente era identificado como “externo” ao continente, passou a ser identificado como “interno”, ou seja, estava disseminado na população da região. Isso legitimava a atuação extrafronteiriça dos aparatos repressivos, já que todos os países tinham um “inimigo comum”: a subversão. “Subversivos” eram considerados todos aqueles que se opunham aos regimes ditatoriais, não somente os membros de partidos de esquerda ou de organizações de luta armada. Os fundamentos da doutrina ou ideologia da “segurança nacional” foram trabalhados pelos Estados Unidos, que forneceram treinamento militar para a atuação de contrainsurgência na América Latina.

Perguntas interessantes