Pedagogia, perguntado por deisemichele, 1 ano atrás

1) As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil apontam para a importância de um ambiente acolhedor para o desenvolvimento das práticas de ensino, no qual a criança vivencia a socialização.
Para que esta prática ocorra, valoriza-se:

O laissez faire, permitindo que a criança se expresse sozinha sem interação com os outros e sem intervenção do professor.
O estabelecimento de vínculos afetivos e de confiança, juntamente com atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
Aulas impositivas centradas no conhecimento levado pelo professor.
Somente o brincar.
2) Pensar as práticas artísticas na Educação Infantil incorre em articular as experiências com os saberes das crianças.
Neste sentido, deve-se levar em conta:

Que cada criança é única e por isso é muito difícil atingir tal objetivo.
Somente a cultura local.
Somente o repertório cultural dos docentes.
Os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, buscando-se o desenvolvimento integral da criança.
3) O trabalho com Arte na Educação Infantil visa explorar e estimular o conhecimento e as habilidades das crianças, com ênfase na experimentação e improvisação.Portanto, as atividades envolvendo as linguagens artísticas devem possibilitar às crianças:
Desenhar e dançar;
A vivência, a construção de sentido, a exploração e identificação de diferentes códigos que as aproximem das linguagens da música, das artes visuais, do teatro e da dança;
Brincadeiras livres;
A preparação para tornarem-se artistas.
4) A relação que os educadores estabelecem com as linguagens artísticas são extremamente significativas, pois constituem um repertório cultural que será a primeira fonte de referência para a seleção de conteúdos e elaboração de encaminhamentos metodológicos. Quanto mais rico for o referencial cultural dos educadores, maiores serão as possibilidades ofertadas às crianças na expressão suas experiências, aprendizados e socialização de saberes.
Sobre a importância do repertório cultural dos educadores podemos considerar que:

Não importa o repertório do educador pois há um referencial curricular para ser seguido;
Somente o repertório cultural das crianças deve ser considerado;
Todo o trabalho deve ser desenvolvido somente considerando-se a cultura local, independente de repertório cultural do educador.
Quanto mais rico for o referencial cultural dos educadores, maiores serão as possibilidades ofertadas às crianças na expressão suas experiências, aprendizados e socialização de saberes.
5) Segundo Costa (1999, p. 23), o diálogo com a obra de arte é um diálogo amoroso, demorado, paciente, exige doação e entrega.
Considerando as ideias do autor sobre a contemplação/apreciação da obra de arte, é correto afirmar que:

Nem sempre o significado de uma obra de arte se dá no momento da contemplação, mas muito tempo depois, em outro lugar ou momento, “em meio a uma tarefa banal, num momento de ócio ou mesmo de raiva ou cansaço.
Se não entendemos uma obra de arte de imediato, é por ela não foi feita para nosso nível de compreensão.
Devemos explorar somente obras de arte produzidas especificamente para a criança.
Nem toda obra de arte é feita para ser compreendida.

Soluções para a tarefa

Respondido por Evelinaffonso
11

O estabelecimento de vínculos afetivos e de confiança, juntamente com atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Perguntas interessantes