1) As deficiências são classificadas em 4 tipos, a deficiência auditiva ou surdez, a deficiência intelectual, a deficiência visual e a deficiência motora. Analise as afirmativas a seguir a respeito das deficiências:
I-A deficiência visual é dividida em cegueira e baixa visão dependendo do grau de comprometimento. E há recursos específicos utilizados em cada tipo de deficiência visual.
II-Na deficiência auditiva, é considerado pessoa surda, aquela que por perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais em geral, manifestando sua cultura principalmente pela LIBRAS.
III-A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor, que compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso. É causada exclusivamente pela paralisia cerebral, que pode produzir grandes limitações físicas dependendo do grau de afetação.
IV-O deficiente intelectual é entendida como uma pessoa que possui um funcionamento intelectual significativamente inferior á média, passou a ser chamada em 2004 de deficiência mental.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa I está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
2) Algumas leis de abrangência internacional marcaram a defesa do direito do sujeito com deficiência; fomentando estas leis e oportunizando a discussão da atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais, foi realizado pela UNESCO em 1994 na Espanha, uma conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. O documento gerado neste evento ficou conhecido como:
Alternativas:
a) Convenção de Guatemala
b) Declaração de Salamanca
c) Declaração de Jomtien
d) Convenção de Otawa
e) Declaração Viena
3) Na educação do sujeito surdo há três diferentes abordagens educacionais. Na metodologia X é utilizada o ensino por meio da língua portuguesa falada com uso da leitura orofacial e é utilizado qualquer resíduo auditivo apresentado pelo sujeito. A metodologia Y utiliza de todos os recursos para a comunicação: fala, leitura labial, escrita, desenho, língua de sinais, alfabeto manual. O método Z considera que a primeira língua do surdo é a Língua de Sinais, logo o ensino é realizado por meio da língua materna (LIBRAS) e o português escrito é entendido como sua segunda língua. Assinale a alternativa que apresente a sequência correta das abordagens educacionais descritos acima:
Alternativas:
a) (X) Bilíngue, (Y) Oralismo e (Z) Comunicação total.
b) (X) Oralismo, (Y) Bilíngue e (Z) Comunicação total.
c) (X) Oralismo, (Y) Comunicação total e (Z) Bilíngue.
d) (X) Comunicação total, (Y) Oralismo e (Z) Bilíngue.
e) (X) Comunicação total, (Y) Bilingue e (Z) Oralismo.
4) A história da pessoa com deficiência passou por diversos períodos e, em momentos e civilizações diferentes, concebeu essas pessoas de forma muito específica. Sobre esta temática, analise as assertivas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) a civilização Egípcia respeitava a pessoas que apresentavam algum tipo de deficiência.
( ) os Gregos abandonavam as pessoas com deficiência em locais sagrados e montanhas.
( ) Gregos e Romanos exterminavam os nascidos disformes.
( ) Os espartanos eram a única civilização que respeitava e acolhia as pessoas que tinham algum tipo de deficiência.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas:
a) F – F – V – V
b) F – V – V – V
c) V – V – F – F
d) V – V – V – F
e) F – V – V - F
5) O conceito de inclusão escolar envolve a inserção do público- alvo da educação especial em classes de ensino regular, com garantia de adequações necessárias. Os alunos são agentes participativos no processo de socialização e aprendizagem. Sobre a inclusão escolar, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
a) A inclusão depende de ações individuais porque partem do princípio de aceitação e valorização das diferenças. É uma mudança que deve acontecer de dentro para fora.
b) A inclusão depende de ações coletivas porque envolvem ações conjuntas e parceiras.
c) A inclusão depende trabalho colaborativo, reconhecimento do outro como parceiro em busca de garantia de direitos de igualdade.
d) A inclusão escolar é uma prática facultativa, cabe ao professor decidir se irá realizar tal prática em sala ou não.
e) A inclusão escolar é um processo que diz respeito a mudanças necessárias no ambiente escolar de forma a receber e atender as necessidades de todas as crianças.
Soluções para a tarefa
Olá,
Analisando todas as questões que dizem respeito a história e descrição acerca das deficiências e suas discorrências, podemos tomar as seguintes afirmações:
Questão 1 - Alternativa A
Apenas a I e II afirmação estão corretas. A Afirmação III comete equívoco ao afirmar que a deficiência física é desencadeada exclusivamente por meio da paralisia cerebral. Embora o sistema nervoso seja o responsável pela movimentação corporal, há outras formas e modos de ocorrências, não necessariamente de paralisia, que inibem um desenvolvimento motoro e tornam um indivíduo deficiente. A Afirmação IV é errônea ao afirmar acerca da substituição do termo, haja vista que "deficiência mental" foi banida pela ONU em 2004, por não representar a situação de modo clínico e preciso.
Questão 2 - Alternativa B
Foi por meio da Declaração de Salamanca, instituída em 1994, pela Unesco que foram estabelecidas pautas e políticas de princípios e ordens práticas na área das necessidades educativas especiais.
Questão 3 - Alternativa C
Como a exemplificação X diz respeito à estruturação orofacial, preservando a comunicação falada pela língua portuguesa, estamos nos referindo ao oralismo. Por meio da comunicação expressa em Y, encontramos um domínio sobre todas as maneiras de compreender um interação, logo, Comunicação Total e, ao fim, com Z, temos o ensino de duas diferentes línguas, obtendo o Bilíngue.
Questão 4 - Alternativa D
Em muitas pesquisas arqueológicas encontram-se registros de que na população egípcia eram presentes recorrentes e numerosos casos de pessoas deficientes. É pertinente destacar que o provo egípcio apropriava-se de um documento de conduta moral chamado “Instruções de Amenemope”, ao qual prezava pelo respeito aos deficientes. Por outro lado, Gregos, Romanos e espartanos possuíam grandes preconceitos e repressões contra os deficientes de sua sociedade e matavam os bebês que nasciam com alguma anomalia.
Questão 5 - Alternativa D
A questão de inclusão social não é de ordem facultativa ao ensino, haja vista que é no ambiente escolar o primeiro contato contato da criança com o convívio em sociedade, portanto, deve ser neste local o ensino e propagação de medidas de solidariedade e conscientização acerca do assunto.
Bons estudos!