1)
"As construções discursivas sobre a Africa entre os séculos XV-XVII e XIX-XX foram criadas em função dos interesses políticos e econômicos das potências que a tornaram área de influência. À medida que os contatos com esse continente foram acontecendo, produções de obras literárias, jornalísticas e similares foram se constituindo e sendo utilizadas pelos historiadores".
(TELES, Luciano Everton Costa. Um olhar sobre a historiografia africana e afro-brasileira. História Hoje – Revista de História e Ensino, v. 1, n. 1, p. 239-252, 2012, p. 241.)
Sobre essas construções discursivas mencionadas no trecho anterior, analise as afirmativas a seguir:
I) A Africa era vista como algo menor e os movimentos e as dinâmicas das etnias que ali estavam presentes eram literalmente encarados como se não tivessem nenhuma influência sobre as regiões da própria Africa e do mundo.
II) A escrita da história sobre a Africa e
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
No caso podemos afirmar que o texto do enunciado da questão trata sobre os diversos aspectos da história da áfrica.
Importante notar que a áfrica sempre foi um palco de exploração das inúmeras potências europeias que queriam tirar as riquezas naturais e também escravizar o povo.
Assim, é importante notar que muitas regiões da áfrica eram basante ricas em minérios o que atraiu a cobiça de muitos países.
Além disso, ainda é importante citar o preconceito ainda existentes com o povo africano.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás