1) As cidades-Estado eram a forma de organização social e política dos gregos. Explique o que eram as cidades-Estado.
2) Por que Antenas era considerada uma cidade-Estado distinta das demais cidades gregas?
3) Em quais áreas do conhecimento os gregos influenciaram no pensamento do mundo ocidental?
4) De forma sucinta descreva os períodos da Grécia antiga.
5) Quais as principais diferenças entre as cidades gregas de Atenas e Esparta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A cidades-estado eram cidades independentes com um governo próprio e autossuficiente.
2 - Atenas foi uma das principais cidades-estado, pois foi organizada de forma diferente e porque era, na altura, o centro cultural mais desenvolvido. O objetivo de Atenas era isso mesmo - o desenvolvimento na educação do povo ao contrário de outras cidades que visavam (queriam) a guerra.
3 - Os gregos influenciaram muito o mundo ocidental, pois procuravam o equilíbrio entre o corpo e a mente. Tornou-se assim um centro cultural e intelectual de sua época e foi em Atenas que surgiu a filosofia e a democracia.
4 - O povo da Grécia Antiga deu-se pela mistura da cultura cretense com a de povos indo-europeus que se estabeleceram na região da Grécia, estes compartilhava costumes, tradições e crenças e juntando este período de formação do povo, estaremos a falar de mais de dois mil anos de avanços e recuos na história da Grécia Antiga
5 - Esparta mais parecia um campo militar que uma cidade, procurava guerras, pois teve um desenvolvimento completamente diferente de Atenas, visto que não tinha contacto com o Mar Mediterrâneo para fins comerciais e portanto desenvolveu-se uma cultura militar, tinha, também, o exercito mais bem treinado.
Atenas procurava desenvolver-se no comércio, pois na verdade tinha o contacto com o Mar Mediterrâneo facilitando a pratica de pesca e comércio marítimo.
Explicação:
:D