Administração, perguntado por kellynossar, 1 ano atrás

1)
As cidades brasileiras, quase que em sua maioria, são compostas por pessoas que possuem diversos tipos de trabalho, moram em regiões diferenciadas e possuem acesso a serviços diversos. Há alguns grupos que possuem melhores condições financeiras e podem pagar por alguns serviços essenciais, mas que, algumas vezes não funcionam como deveria. É o caso dos serviços de saúde, por exemplo. Muitos outros serviços precisam estar à disposição da sociedade e isso pode ser conseguido com uma gestão pública eficiente. Os problemas descritos nessa questão se referem principalmente ao fato de existir:

Alternativas:

a)
igualdade social

b)
relevância urbana fiscal

c)
desmetropolização urbana

d)
desigualdade social entre a população

e)
informatização de setores de trabalho

2)
A década de 1970 foi muito importante para o Brasil no que diz respeito à urbanização. Foi nesse momento que houve a inversão da ocupação da população no espaço que antes era predominantemente _______________ e depois de 1970 a maioria passou a ser ________________. Com isso houve maior necessidade de investimentos nas cidades para atender à demanda da população. Complete as lacunas com a alternativa correta:

Alternativas:

a)
urbana - ribeirinha

b)
rural - urbana

c)
ribeirinha - litorânea

d)
interiorana - imigrante

e)
estrangeira - urbana

3)
Muitos proprietários de terrenos, principalmente no centro do espaço urbano, aproveitam para deixar por longo tempo esses espaços vazios, em busca de maximização da valorização dos mesmos. Com isso, deixa-se de utilizar 100% da infraestrutura que circunda o mesmo e faz com que o poder público municipal precise investir em áreas mais afastadas para que a população, que não consegue pagar para morar no centro, possa residir. Esses terrenos, nessa condição específica, também são conhecidos como:

Alternativas:

a)
complexos urbanos

b)
vazios urbanos

c)
terrenos doados

d)
vazios estruturais

e)
área de proteção permanente

4)
O espaço urbano é constantemente modificado pelas relações humanas que ocorrem no mesmo. Nesse sentido, a produção do espaço urbano está intimamente ligada ao jogo de interesses entre os seus agentes e partícipes, fruto das relações simbólicas e contraditórias do capitalismo. Sendo assim, é necessário que os atores envolvidos na gestão urbana e ambiental visem soluções que beneficiem a maioria e garantam:

Fonte http://www.rbgdr.net/012009/ensaio1.pdf

Alternativas:

a)
qualidade de vida à população

b)
o favorecimento de pequenos grupos

c)
exclusão de determinados grupos

d)
aumento das desigualdades entre ricos e pobres

e)
ausência de impostos pondo em cheque a autonomia do Estado.

5)
Os cemitérios, as praças, as igrejas, portais, pontes e demais itens que compõem uma cidade podem estar vinculados à afetividade da população, o que os aproxima do espaço vivido. Em relação a esses símbolos, podemos afirmar que:

Alternativas:

a)
podem fazer parte do patrimônio histórico-cultural das cidades

b)
devem ser ignorados por não estarem vinculados à uma parte da população

c)
são desnecessários por ocasionar manutenção ao poder público

d)
devem ser reduzidos, pois não são necessários.

e)
não representam a cidade, sua cultura e história.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
17

Olá,

1) Os problemas abordados durante o enunciado tratam da desigualdade social entre a população, pois afirma que durante o processo de urbanização as pessoas adquiriram bens, habitações e condições de vida de formas diferentes.

Letra D.

2) Houve a inversão da ocupação da população no espaço que antes era predominantemente rural e depois de 1970 a maioria passou a ser urbana.

Letra B.

3) Os proprietários de terrenos nos centros urbanos acabam aderindo à especulação imobiliária e deixar de utilizar esses terrenos, o que acaba por gerar vazios urbanos.

Letra B.

4) Os atores envolvidos na gestão urbana e ambiental precisam criar condições responsáveis por efetivamente melhor a qualidade de vida da população.

Letra A.

5) Os cemitérios, as praças, as igrejas, portais e outros podem ser considerados parte do patrimônio histórico-cultural das cidades.

Letra A.

Abraços!


adilsonn2017: MUIITO OBRIGADO...
Perguntas interessantes