1) As brincadeiras e os jogos possibilitam a assimilação da realidade, a auto expressão, a representação de papéis sociais e a reflexão das regras que regulamentam e limitam as relações sociais. São diferentes as expressões lúdicas apresentadas pela criança em seu desenvolvimento.
Relacione os conteúdos das colunas corretamente:
Coluna A Coluna B
1- Período de transição entre o jogo simbólico e o de regras. ( ) Jogo de regras
2- A criança brinca de ser homem aranha. ( ) Jogo simbólico
3- Movimentos repetidos com a mão ( ) Jogo de exercício
4- Jogar Xadrez ( ) Jogo de construção
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de números correspondentes das colunas acima:
Alternativas:
a) 1- 2- 3 - 4.
b) 2- 3- 4- 1.
c) 3- 2- 1- 4.
d) 2- 1- 4- 3.
e) 4- 2- 3- 1.
2) Para uma intervenção lúdica/pedagógica de qualidade, devem-se levar em conta aspectos importantes do conhecimento do professor, concepções sobre brincar, bem como atitudes planejadas com clareza em relação ao que se pretende atingir com a criança.
Analise as afirmativas a seguir sobre a intervenção do professor na ludicidade.
I - Se o professor não souber os aspectos a serem observados, provavelmente, deixará situações importantes passarem despercebidas.
II - O desafio é promover intervenções a partir do que o professor observa.
III - Os professores necessitam ter 3 tipos de habilidades para observação: compreender a criança e seu desenvolvimento em um contexto educacional, saberes teóricos sobre questões educacionais e conhecimento do conteúdo que será compartilhado com as crianças.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) I, II e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I e III estão corretas.
d ) Apenas II está correta.
e) Apenas I está correta.
3) Leia com atenção:
Segundo Bettelheim (1988), as crianças, ao brincarem de faz de conta, podem lidar com questões psicológicas complexas, experienciando emoções e sentimentos, como dor, medo, perda, conceitos de bem e mal, possibilitando construir autoconfiança e superar obstáculos da vida real.
Analise as afirmativas a seguir:
I- O jogo simbólico permite a criação de zonas de desenvolvimento proximal, visto que a criança, ao representar um objeto por outro, atribui-lhe um significado diferente do original.
II- Na brincadeira a criança pode construir novos sentidos e uma situação difícil vivenciada por ela poderá ser compreendida de forma diferenciada pela experiência da brincadeira.
III- Várias emoções vivenciadas no dia a dia da criança poderão ser compreendidas quando experienciada por meio de um jogo simbólico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas em relação a atividade do jogo simbólico:
Alternativas:
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas II está correta.
e) I, II e III estão corretas.
4)O reconhecimento da necessidade de inserir a ludicidade no contexto educativo implica em considerar a reorganização de um currículo, no qual as práticas lúdicas perpassarão a nova proposta.
Sobre a(s) decorrência(s) da ludicidade integrada ao currículo, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A ludicidade integrada ao currículo promove possibilidades da criança ter vivências significativas de aprendizagem e desenvolvimento.
b) A ludicidade integrada ao currículo reorganiza as atividades pedagógicas com os alunos ao mesmo tempo em que engessa os desejos da criança.
c)Quando a ludicidade faz parte do currículo pressupõe-se que há uma concepção de criança enquanto adulto em miniatura, pois a brincar é para criança assim como a ludicidade é para o adulto.
d)A escola que integra a ludicidade ao currículo está deixando de lado a atividade lúdica espontânea.
e)A utilização de práticas lúdicas no contexto educativo torna obsoleto o trabalho pedagógico, retrocedendo no conhecimento sobre o lugar desta atividade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
5)Leia o excerto:
A presença da __________ nos lares e na vida das pessoas é um fato _______ e as crianças têm cada vez mais cedo acesso ao mundo virtual. Para elas, esse mundo possibilita uma nova forma de interação, proporcionando outras formas de brincar, bem diferentes das brincadeiras e jogos tradicionais.
Com relação a tecnologia e ludicidade, assinale a alternativa que completa a sentença acima:
Alternativas:
a)tecnologia - reversível.
b)tecnologia - parcialmente reversível.
c)televisão digital - confuso.
d)televisão analógica - antigo.
e)tecnologia - irreversível.
AV2
Soluções para a tarefa
Resposta:
AV 2 ludicidade e educação
1 - e
2 - a
3 - e
4 - a
5 - e
Explicação:
Sobre os aspectos do lúdico nas atividades das crianças temos que a resposta certa é a:
1 - e) 4- 2- 3- 1.
2 - a) I, II e III estão corretas.
3 - e) I, II e III estão corretas.
4 - a) A ludicidade integrada ao currículo promove possibilidades da criança ter vivências significativas de aprendizagem e desenvolvimento.
5 - e)tecnologia - irreversível.
Isso porque o lúdico é uma forma que os educadores se valem para possibilitar que o ensino esteja mais próximo da realidade da criança que enxerga ao mundo de uma forma diferente do aluno.
A questão do lúdico está presente em várias diretrizes básicas do ensino brasileiro, como a LDB e legislações correlatas.
Importante notar que as leis brasileiras na área de educação são uma das mais completas do mundo tendo em vista está presente desde a constituição até em leis inferiores.
Essas leis são a base principal para implementação de políticas públicas que visem melhorar a qualidade do ensino que é ofertado no país e diminuir as desigualdades sociais.
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espero ter ajudado!