1- ARISTOTELES DIZIA QUE SOMOS SERES QUE DEVEMOS CONVIVER EM SOCIEDADE. E PARA ISSO PRECISAMOS DE ALGUNS ELEMENTOS, QUAIS SERIAM ELES?
2- ARISTOTELES ARGUMENTAVA QUE TODA AÇÃO HUMANA TEM COMO FINALIDADE UM BEM, QUE BEM SERIA ESSE?
3-UM DOS ELEMENTOS IMPORTANTES PARA CONVIVER EM SOCIEDADE SÃO AS LEIS. A PARTIR DISSO , COMENTE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS LEIS?
4- UMA LEI É UMA REGRA, MAS NEM TODA REGRA É UMA LEI. COMENTE ESSA AFIRMATIVA?
5- QUAL NOME DO DOCUMENTO EM QUE SE ENCONTRA TODAS AS LEIS BRASILEIRAS?
6- UMA LEI PODE SER FEITA POR QUALQUER PESSOA E TER QUALQUER ASSUNTO ?
7- PORQUE É IMPORTANTE VIVER EM COMUNIDADE?
preciso disto até 12:00 obrigado
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)o homem é um ser social porque é um animal que precisa dos outros membros da espécie
Vamos começar a discussão de que o ser humano é social por uma das reflexões mais antigas para o assunto. Não é à toa que precisamos voltar para a Grécia, pois quem nos dará essa lição é Aristóteles. Para ele, o homem precisa de outras pessoas porque é um ser carente. Assim, precisa de outras pessoas para se sentir pleno e feliz.
O fato de tender naturalmente à vida coletiva mostra que o homem é um ser carente. Carente de alguma coisa que o leve a desejar e carente de alguém que o leve a se associar. A carência aponta para a incompletude humana. O homem tem sempre necessidade de um outro semelhante a ele e tão imperfeito quanto ele. Ele se associa para alcançar uma vida perfeita e auto-suficiente. Um ser que não sentisse a necessidade de associar-se seria um deus ou um animal, diz Aristóteles. Os primeiros não fazem política porque são perfeitos. Os animais não fazem porque não pensam, nem falam e simplesmente precisamos falar para entrar em acordo tipo "leis de grupo"
2) “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” (Aristóteles, 1973, p. 249).
Podemos ver aqui que a filosofia aristotélica é teleológica, ou seja, está orientada por uma finalidade (telos, em grego, significa “fim”). Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
3)Para que a vida em comunidade (palavra derivada do étimo comum, que significa um conjunto de seres comuns uns aos outros que vivem juntos) seja exitosa, são necessárias algumas criações humanas, como as leis e os costumes. Os costumes são, grosso modo, a própria moral. O ser humano é, então, um animal capaz de criar uma moral com a finalidade de possibilitar a vida em sociedade.
Os costumes morais são valorativos, ou seja, ditam normas a partir de valores morais. Existe, no interior de cada sociedade, um conjunto de valores que especificam e diferenciam o que é bom do que é ruim, o que é o bem e o que é o mal, aquilo que é melhor do que é pior, o que pode e não pode ser feito, etc. Isso significa dizer que os valores morais são uma espécie de “código de conduta” que dita como cada indivíduo deve agir no interior daquela sociedade para integrar-se e adequar-se a ela.
4)lei por exemplo você pega assim você dirigiu pela BR-277 com a velocidade de 250 k/h você vai ter que pagar uma multa porque e uma lei, ja ao contrario da lei vou dar um outro exemplo assim brincadeira de pega-pega da pra mudar regras a qualquer hora e quando uma pessoas não gostar de tal regra da brincadeira vai pedir pra mudar
5)Constituição Federal
6)não por porque tem que ser debatida por pessoas responsáveis e que entendem do assunto se não seria um caos no mundo
7)Desde a infância, começamos a aprender como conviver bem com os outros. Em nossos lares descobrimos que para se conseguir conviver bem com as pessoas à sua volta é preciso antes de tudo respeitar o direito do outro, independente de quem ele seja, se um filho, um irmão, um amigo ou um vizinho
A regra é antiga e clara: nosso direito termina onde começa o do outro. Assim, por exemplo, eu posso fazer uma festa e ouvir música alta, desde que as outras pessoas, que também a estiverem ouvindo, gostem de som alto e do estilo da música. Nesse momento, é bom pensarmos nos nossos vizinhos e não só naquele que se encontra no mesmo ambiente onde a música está tocando.