História, perguntado por teixeiracamilla173, 7 meses atrás

1- Arespeito da primeira guerra mundial, é correto afirmar que:

a)envolveu os principais estados europeus e teve como principal causa a ascensão dos bolcheviques ao poder do estado russo.
b) a guerra transcorreu entre os anos de 1914 e 1918, tendo como uma da suas principais características a utilização das trincheiras, que colaboraram para o prolongamento dos conflitos.
c) a Alemanha, que se tinha unificado em 1905, provocou um desequelibrio de poder ao pretender investir na espansão colonial, principalmente na África.
d) a Itália aliou-se com os alemães um pouco depois do início do comflito, motivada por interesses principalmente ideológicos.

2- O que é proletariado ?

3- O que foram os planos Quinquenais instaurado por Stalin ? Qual o objetivo destes planos e quais industrias mais cresceram ?

4- marque a alternativa CORRETA: propaganda foi um importante instrumento do governo de Stalin, assim como em qualquer governo ditatorial, nas propagandas do governo soviético, Stalin era apresentado como:

a) líder bondoso e capaz.
b) assassino de outros povos.
c) mal-educado.
d) ladrão de recursos públicos.
e) grande grande defensor do capitalismo, que levava a União soviética ao futuro.

5- caracteriza a situação social e política da Rússia no começo do século XX.

6- descreva descreva a estratégia e objetivo dos partidos bolcheviques e mencheviques.

7- faça faça um resumo sobre a ditadura de Stalin.

Soluções para a tarefa

Respondido por GhastSng
5

Resposta:

1 - B) A guerra transcorreu entre os anos de 1914 e 1918, tendo como uma da suas principais características a utilização das trincheiras, que colaboraram para o prolongamento dos conflitos.

2 - Proletariado é um conceito usado para definir a classe oposta à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho, que ele vende para sobreviver.

3 - Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos.

4 -  A) Líder bondoso e capaz.

5 - No começo do século XX a Russia era um país mal desenvolvido e com uma economia atrasada e dependente da agricultura, pois maior parte de sua economia estava ligado em campos de produção agrícolas. Os trabalhadores rurais viviam totalmente na mizéria e pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista.

6 - Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo e realizava uma interpretação ortodoxa dos conteúdos do pensamento marxista.

7 - Stalin teve  poder na URSS até o dia de seu falecimento, em 1953. E exerceu esse poder como um ditador.

De acordo com a teoria de Marx e de En­gels, na sociedade socialista o Estado se dissolveria aos poucos. Os trabalhadores administrariam as empresas e a economia. Democraticamente  a própria sociedade se autogovernaria. Lenin acreditava que os sovietes teriam cada vez mais poder para decidir no lugar do Estado. Porém, nada disso aconteceria na URSS.

No tempo de Stalin, o Estado inchou e passou a engolir tudo. A sociedade ficou sem autonomia. Os sovietes perderam todo o poder  transformando-se em meros fantoches do governo. O Partido Comunista tomava todas as decisões importantes. As eleições eram apenas uma encenação  já que só havia os candidatos oficiais. Quem criticasse o governo ia para a prisão. As greves foram proibidas e as sindicatos subordinados ao Estado. O pensamento ''independente'' ficou abolido. Nas bibliotecas, nas escolas e universidades só poderiam ser divulgadas as ideias dos burocratas do Partido Comunista de Stalin. Até as obras de arte moderna foram proibidas porque eram tidas como "arte burguesa decadente, incompreensível para as massastrabalhadoras".

O governo soviético se autoproclamava a ditadura do proletariado. Mas como o proletariado podia cada vez menos dar palpites, melhor seria dizer a ditadura da burocracia.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes