1) Apresente os motivos que levaram a Independencia do Brasil em 1822 e por que a fugura de D Pedro I passou rápidamente de heói da nação à uma figura extremamente indesejada pelas elites brasileiras da época: 2) Apresentes a estrutura dos Partido LIberal e Conservador no Segundo reinado, e como funcionava o Parlamentarismo as Avessas.
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) Apresente os motivos que levaram a Independência do Brasil em 1822 e por que a figura de D Pedro I passou rapidamente de herói da nação à uma figura extremamente indesejada pelas elites brasileiras da época
R- Por conta de várias revoltas que estava acontecendo na época, pela insatisfação com a cobrança de imposto de Portugal (como Revolução Liberal do Porto de 1820) e pelo crescente desenvolvimento do Brasil, trazendo a influencia do iluminismo. Temos que pensar também que a independência foi movida pelos interesses da elite agraria que queria se desvincular de Portugal, mas por conta de D. Pedro I voltar para Portugal para governar e deixar o Brasil com o seu filho ainda criança, não agradou nem um pouco a elite.
2) Apresentes a estrutura dos Partido Liberal e Conservador no Segundo reinado, e como funcionava o Parlamentarismo as Avessas.
LIBERAIS X CONSERVADORES
Semelhanças:
Elite agrária
A favor da escravidão
Exportação
Diferenças: descentralização x centralização
O Parlamentarismo as Avessas foi o sistema político vigente no Império do Brasil durante o Segundo Reinado. Esse sistema alternava na chefia do executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador.
Resposta:
1)A independência do Brasil tem uma grande ligação com a transferência da corte portuguesa para a colônia, em 1808. Os acontecimentos que se passaram no intervalo de tempo entre 1808 e 1822 levaram ao desgaste na relação entre a elite brasileira, sobretudo a do Sudeste, com o Reino de Portugal.
Dom Pedro I é um dos grandes nomes da história do Brasil. Foi um dos condutores do processo de independência, além de ter sido imperador brasileiro de 1822 a 1831. Filho de d. João VI, rei de Portugal, Dom Pedro I ficou conhecido ao longo de sua vida por ser impulsivo e mulherengo.
Durante seu reinado sobre o Brasil, a sua grande marca foi o autoritarismo e, por esse motivo, sua relação com as elites do Brasil desgastou-se ao ponto de d. Pedro renunciar ao trono, em 1831. Depois disso, retornou a Portugal, onde lutou na Guerra Civil Portuguesa, em defesa do direito de sua filha d. Maria assumir o trono português.
2)
Progressistas e liberais históricos se uniram formando o novo Partido Liberal em 1868. Já os liberais radicais fundaram o Partido Republicano em 1870. ... Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).
A hierarquia do parlamentarismo clássico e do parlamentarismo brasileiro eram invertidas, daí o nome "parlamentarismo às avessas". Na Inglaterra, a Coroa, baseada na maioria do parlamento e em quem eles aconselham, escolhe o primeiro-ministro. Em seguida, o parlamento aprova ou não essa decisão.