Sociologia, perguntado por curioso55, 1 ano atrás

1. Apresente exemplos da atuação de movimentos sociais no seculo XX
2. Relate como os movimentos sociais se formam e atuam na construção de realidade s democráticas e cidadãs.
3. Identifique diferenças entre os movimentos sociais tradicionais e os novos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mari1502
125
Podemos citar, dentre os movimentos sociais do século XXNacionalismo, que gerou fascismos e nazismo, por exemplo, a luta comunista, sob influência de Karl Marx, que provocou a revolução russa em 1918, os anarquistas sob influência de vários pensadores, como por exemplo Mikhail Bakunin, que atuavam em diversos países (com destaque para a Itália), os grupos feministas, lutando pelo direito ao voto na Inglaterra e etc.



Respondido por laismendesdearaujo
26

*1° QUESTÃO*

Durante todo o século XX, diversos foram os movimentos que promoveram lutas por transformações e conquistas sociais: movimentos pacíficas, que buscam protestar contra conflitos bélicos entre diferentes Nações; movimentos estudantis, que configuraram suas lutas, assim como em temas comuns a diferentes realidades (liberdade de expressão).

Também movimentos contra regimes autoritários, em especial na América Latina, após sucessivas formações de regimes militares; movimento negro, em busca da consolidação da Cidadania na população negra e mestiça, entre outros.

*2° QUESTÃO*

Quando os movimentos sociais passam a representar formas de atuação e organização da sociedade civil, percebe-se que se tornam imprescindível atores de lutas por democracia. Qualquer grupo minoritário pode se articular e movimentos lutar por suas próprias pautas, assim como se articular com outros grupos que estejam reivindicando direitos. Além disso a participação em organizações coletivas reforça a necessidade de atuação organizada dos integrantes da sociedade nas esferas políticas no sentido de deixar hein de ser meros atores passivos para se converterem protagonistas de suas próprias realidades.

*3° QUESTÃO*

Os movimentos tradicionais são marcados pelo fácil reconhecimento de suas lideranças, graças a uma estrutura verticalizada em em que os integrantes seguem determinações específicas dos dirigentes. Outra forte marca desses movimentos é a busca por assumir ou transformar diretamente as estruturas do Estado.

Perguntas interessantes