Saúde, perguntado por karenferreira30, 1 ano atrás

1. Apresentação do caso

Durante uma consulta para controle de hipertensão, um idoso de 65 anos, com 8 anos de escolaridade, queixou-se que estava muito esquecido.

Segundo seu relato, ele tinha dificuldade para guardar o nome de pessoas recém conhecidas, o número de telefone de familiares e as datas de alguns compromissos; frequentemente perdia os óculos, não se lembrava de tomar seus medicamentos e muitas vezes, ao entrar na cozinha, esquecia o que tinha ido fazer lá.

O médico aplicou o Mini-exame do Estado Mental (MEEM) e obteve um resultado muito baixo.

Então comunicou ao paciente que se tratava de um quadro de demência e que ele deveria ser avaliado por um neurologista para iniciar o tratamento.

Por enquanto, deveria apenas manter a prescrição atual (anlodipino 10 mg de manhã para hipertensão arterial e clonazepam 2 mg à noite para insônia).

Na mesma consulta, o paciente comunicou ao médico que havia conseguido agendar as consultas com o urologista para o tratamento da nictúria (seria em 4 meses), com o cardiologista para avaliar o edema de membros inferiores (seria em 6 meses) e com o otorrinolaringologista (ORL) para avaliar a hipoacusia (seria em 8 meses).

Com relação ao caso descrito, assinale a afirmativa CORRETA:

O Mini-Mental tão baixo em paciente com esquecimento e boa escolaridade indica demência; o encaminhamento para o neurologista foi uma conduta correta.
Uma causa importante de edema de membros inferiores em homens idosos é a insuficiência cardíaca diastólica, de identificação mais difícil; o encaminhamento para o cardiologista foi uma conduta correta.
Uma causa comum de hipoacusia em idosos é a presbiacusia, cujo tratamento envolve a prescrição de prótese auditiva por um Otorrinolaringologista.
A causa mais comum de nictúria em idosos é a hiperplasia benigna da próstata; o encaminhamento para o urologista foi uma conduta correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por rmnassisttecm
5
Todas as questões tem algo de correto. Para mim considero a resposta correta a primeira alternativa. Marte a medicação e enviá-lo ao neurologista.
Perguntas interessantes