1) Após o que foi estudado na aula, identifique diferenças e semelhanças entre a colonização na América Portuguesa e na América Espanhola.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Portugal:
- Território: América Portuguesa. ( parte da america do sul )
- Modo de produção Escravista.
- Mercantilismo baseado no Plantation ( monocultura de exportação, no caso do brasil colonial o açucar )
- Colônia de exploração.
Espanha:
- Território: América Espanhola. ( parte da américa do sul, américa central e ilhas do caribe )
- Modo de produção Servil. ( baseado no nativo preso à terra em que trabalha )
- Mercantilismo baseado no Metalismo ( exploração em larga escala de metais preciosos.
- Colônia de exploração
Explicação:
Resposta:
Portugal investiu em um projeto mais espontâneo, ligado à produção agrícola, principalmente nos primeiros anos de colonização. Enquanto a Espanha, por encontrar metais precocemente na América, investiu em um projeto minerador e de expansão e organização de cidades.
Colonização e administração portuguesa: Com o início do declínio do comércio com o Oriente e às crescentes tentativas de invasões estrangeiras à América Portuguesa, os portugueses foram pressionados a iniciar um processo de colonização. A estratégia adotada foi o sistema de capitanias hereditárias, devido a experiência anterior nas colônias de Madeira e Açores. No entanto, o sistema acabou fracassando. Para auxiliar no sistema de capitanias hereditárias, a metrópole iniciou um processo de centralização política, o Governo Geral, no qual os donatários perderam parte da autonomia, mas com uma intervenção maior da Coroa possibilitaram a expansão da economia açucareira, A cana de açúcar foi a principal atividade econômica da América Portuguesa pelo menos até o século XVIII, com a descoberta de metais preciosos.
Colonização e administração espanhola: A administração da América Espanhola se consolidou em torno da exploração de metais preciosos. Para facilitar a atividade econômica minerado, a metrópole dividiu o território em vice-reinados, como Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata. Além disso, a Espanha desenvolveu as chamadas capitanias gerais, regiões costeiras que tinham o objetivo de defender exploração de metais de ameaças e invasões estrangeiras. São exemplos capitanias gerais: Flórida, Cuba, Chile, Guatemala e Venezuela. Apesar de a principal atividade econômica da América Espanhola ter sido a mineração, havia também a produção de gêneros agrícolas e a atividade pecuária. As principais forma de trabalho existentes América Espanhola foram a mita e a encomienda, que utilizavam predominante a mão de obra indígena.
Explicação:
Resumidamente, as diferenças são:
A mão de obra usada, sendo a mão de obra africana na Colônia Portuguesa e o uso da mão de obra indígena na Colônia Espanhola
Economia baseada no cultivo da cana-de-açúcar por parte de Portugal e a exploração de metais preciosos por parte da Espanha
As semelhanças:
Forma de administração das terras com o uso de capitanias e vice-reinos (este apenas espanhol)