Filosofia, perguntado por nathaliamaiseujogos7, 1 ano atrás

1- Após a leitura sobre os pensamentos de Heráclito e Parmênides, retome a questão apresentada anteriormente: uma crisálida é uma lagarta ou uma borboleta?? Como Parmênides e Heráclito responderiam a essa questão?

2- Escolha a resposta hipotética de um dos filósofos, que você registrou na questão anterior, e elabore uma argumentação favorável ou contrária à opinião dele.

3- Os pensamentos de Heráclito e Parmênides são opostos ou complementares entre si?? Por quê??

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
87

1. Heráclito de Éfeso (c. 535 a.C.-475 a.C.) e Parmênides de Eleia (515 a.C.-445 a.C.), foram filósofos do período pré-socrático, que adotaram posições opostas a respeito da origem, da transformação e do desaparecimento de todos os seres.

Para Heráclito, o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. Percebemos o mundo como se tudo fosse estável e permanente, mas o pensamento sabe que isso é ilusório, pois tudo se torna o contrário de si mesmo, então, o vivo morre, o quente esfria, o novo envelhece. O lógos  é a mudança de todas as coisas, os conflitos entre elas, a contradição.

Para Parmênides, o Ser é o lógos, porque é sempre idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível. O devir, o fluxo dos contrários, é a aparência sensível. A mudança é o Não Ser, o nada, impensável e indizível. Se uma coisa tornar-se contrária a si mesma, deixará de ser, pois o que se contradiz se autodestrói.

Então, para Heráclito a crisálida é uma borboleta, enquanto para Parmênides é uma não borboleta.

2. Heráclito tem razão, pois o pensamento deve ser um fluxo perpétuo e a verdade é a perpétua contradição dos seres em mudança contínua, se não, concordamos com Parmênides, e então, o mundo em que vivemos não pode ser conhecido, é uma aparência impensável e nos faz viver na ilusão.

3. São contrários, pois Heráclito afirmava que a verdade e o lógos são a mudança das coisas nos seus contrários, a contradição é uma lei racional da realidade, enquanto Parmênides afirmava que a verdade o logos são a identidade do ser imutável, oposto à aparência sensível da luta dos contrários.

Bons estudos!

Perguntas interessantes