Português, perguntado por GODEnsina, 6 meses atrás

1) Após a leitura, podemos afirmar que o texto é predominantemente:
a) narrativo
b) expositivo
c) instrucional
d) argumentativo

2) Qual é o tema do texto lido?

3) Qual é o ponto de vista defendido no texto? retire do texto dois argumentos usados pela autora pra defender sua tese.

4) No quinto parágrafo, a autora faz uma comparação para defender seu ponto de vista. Explique essa comparação e mostre como ela reforça a ideia que ela combate nesse texto.

5. No sexto parágrafo, a autora faz referência aos envolvidos na lei: os alunos beneficiados e os responsáveis pela lei das cotas.

a) Ela exime de responsabilidade os alunos beneficiados pelo sistema de cotas? Justifique sua resposta.

b) Que opinião ela expressa sobre os responsáveis pela lei das cotas?

6.Do que o texto expõe, conclua: para a autora, a exclusão do negro das universidades públicas deve ser tratada como uma questão étnicoracial? Justifique sua resposta.

7. Observe a organização do texto quanto à estrutura e à exposição das ideias. A conclusão é coerente com a ideia e com os argumentos apresentados ao longo do texto? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por callebyamaral
22

Resposta:

1) Letra d) argumentativo

2)  As cotas de ingresso em universidades para estudantes negros e/ou saídos de escolas públicas.

3) O de que as cotas são injustas com quem estuda e se esforça e se dedica aos estudos.

“Alunos que se saíram bem no vestibular são rejeitados em troca de quem se saiu menos bem, mas é de origem africana ou vem de escola pública.” E “O tema libera muita verborragia populista e burra, produz frustração e hostilidade. Instiga o preconceito racial e social.”  populista e burra, produz frustração e hostilidade. Instiga o preconceito racial e social.

4) Os filhos de agricultores que quisessem entrar nas faculdades de agronomia ali chegavam através de cotas, pela chamada "lei do boi", porém, os verdadeiros filhos de  agricultores eram em número reduzido. Os beneficiados eram em geral filhos de pais ricos,  donos de algum sítio próximo, que com esse recurso acabaram ocupando o lugar de alunos que  mereciam, pelo esforço, aplicação, estudo e nota, aquela oportunidade. O mesmo se dá com a  política das cotas. Quem estuda nem sempre consegue aprovação em detrimento dos cotistas.

5)  

a) Não; considera que beneficiarem-se do sistema é um direito que assiste a  eles, mas acha que são massa de manobra de um populismo interesseiro, vítimas de desinformação e de uma visão estreita.

b) Considera-os populistas e, além disso, incoerentes, pois oferecem cotas a alunos de uma escola pela qual são responsáveis.

6) Não, pois há brancos que também são excluídos da universidade. A saída para o problema, segundo o ponto de vista da articulista, seria melhorar a educação.

7) Sim, pois ela confirma a ideia de que todos devem ter os mesmos direitos e que medidas que favorecem uns em detrimento de outros geram sofrimento, frustração e injustiça.


d4rkbreaker20: Obrigado
Respondido por melopedro
4

Resposta:...... ãhhhhhh..

Explicação:isso aí q o cara de cima falo

Perguntas interessantes