História, perguntado por maryy9569, 1 ano atrás

1_Após 1964, como foram as eleições no Brasil?
2_O que levou Jânio Quadros a renúncia do governo brasileiro e quem assumiu em seu lugar?
3_Explique o que vem a ser os Atos Institucionais e fale sobre cada um deles?
4_Quais os planos de Jucelino Kubitschek ao governo brasileiro que o levou a ser eleito em 1955?
5_O que ficou estabelecido na constituição de 1946?
6_Quais as mudanças ocorridas na constituição de 1988?
7_O que foi o Golpe Civil Militar de 1964?
8_O que o comitê brasileiro pela anistia desejava?
9_Quais os presidentes que o Brasil teve no Regime Militar. Fale o principal de cada um deles ??
Alguém me ajudaaa por favorrr preciso muitooo??????

Soluções para a tarefa

Respondido por fernandamaria578
0

1- As eleições se tornaram indiretas

2-  Jânio Quadros diss que a pressão de "forças terríveis" o obrigava a renunciar, mas ele não falou quais eram estas "forças".


3- Os atos institucionais foram criados para dar mais poder ao governo militar que comandava o Brasil de 1964 a 1985. O Ai-1 decretava que os militares poderia alterar a constituição, cassar leis legislativas, decretava as eleições indiretas para Presidente, suspender os direitos políticos por 10 anos. o Ai-2 decretava a extinção dos partidos políticos brasileiros, levando à existir apenas o MDB ( Movimento Democrático Brasileiro, o partido opositor) e a ARENA ( Aliança Democrática Brasileira, o partido do governo militar). O Ai-3 decretou as eleições indiretas para governador, que indicaria os prefeitos. O Ai-4 transformou o congresso em constituinte, com o objetivo de elaborar uma nova carta para o país. Com isso a nova constituição entrou em vigor em 1967. O Ai-5 foi o pior deles, decretado no governo de Costa e Silva, onde dava total poder aos militares sobre a população, direito de prender que quiser e quando quiser, sem direito a Habeas Corpus, começando o famoso ( e nem tanto de agrado) "Os Anos de Chumbo".

Esses foram os principais atos institucionais, ao total foram criados 17 o resto só continuava dando mais ainda poder aos militares.

4- O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais''. Que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores".

5-  A igualdade de todos perante a lei;

A liberdade de manifestação de pensamento, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas;

A inviolabilidade do sigilo de correspondência;

A liberdade de consciência, de crença e de exercício de cultos religiosos;

A liberdade de associação para fins lícitos;

A inviolabilidade da casa como asilo do indivíduo;

A prisão só em flagrante delito ou por ordem escrita de autoridade competente e a garantia ampla de defesa do acusado;

Extinção da pena de morte;

Separação dos três poderes.

6- Instituiu cláusula de barreira e limites para coligações dentro da reforma política.

Determinou que práticas desportivas com animais não são consideradas cruéis, desde que sejam manifestações culturais. A emenda foi aprovada sob medida para a liberação da vaquejada, já que o Supremo Tribunal Federal havia declarado a prática inconstitucional.

 Instituiu teto de gastos públicos pelo período de 20 anos.

Prorrogou a Desvinculação das Receitas da União até 2023. O mecanismo, criado em 1994, libera a livre utilização de 30% de diversos tributos federais.

Incluiu transporte como direito social

Incluiu servidores e policiais militares dos Estados do Amapá e de Rondônia em quadro de extinção da administração federal.

Aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de deputado e senador e na apreciação de vetos.

Chamada de PEC das Domésticas, garantiu direitos trabalhistas a esse grupo de trabalhadores iguais aos dos demais.  

Incluiu alimentação como direito social.

Criou o Fundo de Desenvolvimento e da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Autorizou municípios a criarem tributo para custear a iluminação pública.

Permitiu a reeleição por um mandato em cargos majoritários, o que abriu espaço para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso.

7- Foi a tomada do poder de João Goulart pelos militares com apoio da população contra os pensamentos "comunistas" de Jango, levando a incluição de um governo autoritário iniciado no dia de abril de 1964.

8- Desejava que os militares que torturaram e mataram estavam livres do seus crimes, beneficiando o governo militar, mas também houve a reabertura do pluripartidarismo.

9- Castelo Branco, a criação dos atos institucionais 2, 3 e 4

Costa e Silva, o principal acontecimento do seu governo foi a criação do Ai-5 e também do famoso slogan " BRASIL AME-O OU DEIXE-O"

Médici: Um militar linha dura, que proporcionou " Os Anos de Chumbo" iniciando com as piores formas de torturas e assassinatos a sangue frio pelos apoiadores militares.

Geisel: O fim do Ai-5, o " Milagre Econômico" que foi milagre por um tempo, e pesadelo por outro iniciando a crise econômica.

João Figueiredo: A ditadura chegava ao fim, com o fim do Ai-5 as pessoas protestavam a favor das " Diretas Já" movimento que reuniu milhares de pessoas nas ruas, junto com artistas como Caetano Veloso, Gal Costa entre outros, que buscavam o voto direto para presidente.




Perguntas interessantes