História, perguntado por DayaneAckles, 1 ano atrás

1-) Aponte um dos principais fatores que impulsionaram a economia norte-americana durante e após a primeira guerra mundial

2-) Quais foram as principais consequências da quebra da bolsa de Nova York, em 1929?

Soluções para a tarefa

Respondido por Karen1001
37
1-Durante a primeira guerra mundial os países da Europa 
ficaram acabados e recorreram aos EUA por meio de 
empréstimos financeiros para que reestruturassem 
a economia,com isso foram acumulando várias dívidas 
com os EUA da América que não tiveram problemas na 
guerra pois entraram apenas para liquidar a guerra, 
assim não houveram baixas militares,destruição de cidades 
estadunidenses e ainda ganharam a guerra! 
2-
Em outubro de 1929, percebendo a desvalorizando das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. 

A crise, também conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. 

Efeitos no Brasil 

A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. 

Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.
Perguntas interessantes