1. Aponte o acontecimento que desencadeou as Cruzadas.
a) Em 1071, os turcos, convertidos ao islamismo, tomam Jerusalém e proíbem os cristãos de visitarem o túmulo de Jesus;
b) A criação do Estado de Israel em 1948.
c) A Cisma do Oriente que resultou na separação da Igreja Católica Apostólica Romana (subordinada ao Papa) e a Igreja Cristã do Oriente (subordinada ao imperador bizantino);
d )Em 1095, a visita do Papa Urbano II à Terra Santa.
2. Aponte uma das consequências trazidas pelas Cruzadas à Europa Medieval.
a) O enfraquecimento do poder dos cavaleiros.
b) O aumento do comércio entre o Ocidente, com destaque para a região da Península Itálica e o Oriente.
c) A conversão ao Islamismo na Europa Feudal, a partir da aliança entre turcos e cristãos.
d) Com a vitória ocidental europeia, a tomada da Terra Santa exclusivamente para os cristãos.
Soluções para a tarefa
1. Letra A: acerca do acontecimento que desencadeou as Cruzadas, temos a tomada de Jerusalém por parte dos turcos, que proíbem os cristãos de visitarem o túmulo de Jesus. Jerusalém era tida como uma importante cidade do Oriente, tanto cultural quanto religiosamente para as religiões abraâmicas.
2. Letra B: sobre as consequências trazidas pelas Cruzadas à Europa Medieval, temos claramente o aumento do comércio entre o Ocidente, com destaque para a região da Península Itálica e o Oriente, o que impulsionou diretamente o que viria a se tornar o Mercantilismo e o Renascimento Comercial na Europa.
1 - É correta a alternativa A, tendo tido as Cruzadas o objetivo principal de recuperar o controle de Jerusalém, cidade que é considerada sagrada pelos cristãos, permitindo assim que houvesse peregrinações cristãs para a cidade.
Foram um processo histórico longo e complexo, tendo envolvido, além da questão religiosa, também disputas por poder econômico, pelo controle de terras (tanto por parte dos muçulmanos quanto por parte dos cristãos) e estavam fortemente associadas com visões bem preconceituosas, de ambas as partes, daqueles que seriam os costumes e práticas dos seus "inimigos".
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/8967675
2 - É correta a alternativa B, tendo as Cruzadas terminado sem um vencedor claro, não tendo os Cristãos estabelecido todos os seus objetivos (embora tenham cumprido parte deles, como a retomada da Península Ibérica, conquistada pelos muçulmanos ainda no Século VIII) e nem o Califado Islâmico mantido todas as suas possessões.
Podemos dizer que terminou em um "empate", com ganhos parciais dos reinos europeus, e que fortaleceu o comércio no Mediterrâneo, o que beneficiava tanto aos islâmicos (que "monopolizavam" por meio disto o comércio com o Oriente) quanto aos europeus, que tinham acesso a um amplo mercado.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/2418077
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d35/fb33bae06613a5a594255e3fcc65f381.jpg)