1 - Aponte as diferenças entre os modelos econômicos adotados pelos regimes ditatoriais militares argentino, brasileiro e chileno.
Soluções para a tarefa
Considerando os modelos econômicos de regime ditatorial do Brasil, da Argentina e do Chile, temos que no Brasil o modelo econômico permaneceu o da era vanguardista e desenvolvimentista, em que o controle estatal visava a indústria e o transporte.
Já nos modelos argentino e chileno, caracterizaram-se por serem neoliberais e desejarem a redução da influência do governo. Ocorrendo a privatização de áreas como educação e da previdência social.
Bons estudos!
Resposta:
No Brasil , por exemplo foi mantido o modelo econômico desenvolvimentista com controle estatal sobre setores como transporte , energia e industrial de bens capital, para fomentar o investimento em áreas-chave de infraestrutura.
Já o Chile se tornou a primeira nação neoliberal do planeta , com a redução drástica da presença do estado na economia e aporte de grande fluxo de capital externo , áreas como educação superior e previdência social foram privatizadas .
Na Argentina ocorreu uma forma intermediária entre liberalismo e desenvolvimentismo . Ocorreram reformas liberais e maior entrada de produtos estrangeiros, mas , ao mesmo tempo, áreas estratégicas da economia foram mantidas sob controle do estado.
Explicação: