Geografia, perguntado por Descnhecido6423, 4 meses atrás

1) Aponte a principal semelhança entre essas duas perspectivas. 2) O segundo autor fala da existência de "múltiplos territórios" nas grandes cidades. Exemplifique. 3) O primeiro autor fala que "ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente, o ator territorializa o espaço". Explique o significado da afirmativa. 4) Na sua concepção, qual das definições você considera a mais correta? Justifique

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

Sobre noções de território, podemos constatar:

1 - As perspectivas apresentadas no texto indicam relações de poder, que embora sejas diferenciadas pelos autores, são lógicas indissociáveis a algum território — tem correlação ao domínio.

2 - Novamente as correlações entre poder e território, dando a noção de que o território não existe como local isolado e neutro, mas como território de quem o domina ou é predominante, como gangues, classes sociais, classes religiosas.

3 - Os espaços que hoje denominamos nossa casa, nosso bairro, cidade e enfim, o território que hoje consideramos "nosso" foi apropriado de algum modo, sendo parte de uma luta, compra ou enfim. Foi socialmente apropriado e construído.

4 - As definições se completam, com noções de poder, apropriação e socioconstrutivismo, onde o território precisa ser dominado, nomeado e administrado.

Território, uma forma de demonstração de poder

O território demarcará éticas e moralidades próprias, tanto por isso, é material de estudo nos campos de saber humanos, pois em uma cidade imensa como São Paulo, por exemplo, existem diversos aspectos que fazem com que as regiões sejam cidades diferentes em uma mesma metrópole.

Complemento da questão — texto do enunciado

O território se constitui num dos conceitos fundamentais da ciência geográfica. Ele vem sendo debatido por muitos pesquisadores que estão sempre fazendo reflexões sobre o seu significado.

Abaixo temos duas análises sobre o conceito de território.

Claude Raffestin

O território é tratado, principalmente, com uma ênfase político-administrativa, isto é, como o território nacional, espaço físico onde se localiza uma nação; um espaço onde se delimita uma ordem jurídica e política; um espaço medido e marcado pela projeção do trabalho humano com suas linhas, limites e fronteiras. Segundo o mesmo autor, ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente, o ator territorializa o espaço.

Assim, faz-se necessário enfatizar uma categoria essencial para a compreensão do território, que é o poder exercido por pessoas ou grupos sem o qual não se define o território.

Marcelo Lopes de Souza

“Todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder é um território, do quarteirão aterrorizado por uma gangue de jovens até o bloco constituído pelos países membros da OTAN”.

Deste modo, na visão de Marcelo Lopes de Souza, o território deve ser apreendido em múltiplas vertentes com diversas funções.

Mesmo privilegiando as transformações provenientes do poder no território, o autor aponta a existência de múltiplos territórios, principalmente nas grandes cidades, como o território da prostituição, do narcotráfico, dos homossexuais, das gangues e outros que podem ser temporários ou permanente) Aponte a principal semelhança entre essas duas perspectivas.

Para lermos mais sobre território: https://brainly.com.br/tarefa/38803005

#SPJ4

Perguntas interessantes