1)
Apontando o que diz o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, sobre a concepção de cultura, analise as afirmativas em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) A cultura não pode ser considerada como o conjunto cristalizado de valores e práticas por recriar-se permanentemente, à medida em que as pessoas questionam, adaptam e redefinem os seus valores e práticas, em função da mudança das realidades e da troca de ideias.
( ) A cultura é definida pelo conjunto de saberes escolares e acadêmicos, pois, é como podemos medir o avanço cultural de um povo ou nação. Por isso o programa defende um alto investimento em educação.
( ) Em tempos atuais, onde o mundo digital imprime relações rápidas e virtuais, a cultura está modificada para uma única cultura global. Assim definimos a cultura como uma única expressão da realidade no século XXI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - V - F.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
2)
Analisando o que o historiador e filósofo político Norberto Bobbio propõe em suas concepções, quando falamos em desenvolvimento da democracia, também falamos em uma série de argumentos que colocam a democracia no debate atual.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I - O desenvolvimento da democracia está diretamente ligado ao comportamento das elites dominantes naquela formação social. Bobbio propõe um debate de classes sobre a democracia no sentido revolucionário.
II - Norberto Bobbio faz uma crítica aos aspectos democráticos na esfera social. Ele levanta a proposta de uma organização social e política para a democracia direta nos dias atuais.
III - Para Bobbio, o desenvolvimento da democracia consiste, muito mais, na passagem da democracia na esfera política, para a democracia na esfera social.
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
3)
Montesquieu (1689-1755) pensador francês e de inspirações iluministas, estabelece uma obra importante quando das análises na democracia e o contexto social de uma sociedade moderna. Essa modernidade só poderia surgir com a queda dos valores estabelecidos pela dominação absoluta do antigo regime.
Sobre a relação entre democracia e cultura, na leitura de Montesquieu, analise as afirmativas:
I - Para Montesquieu, o antigo regime avançou em seus aspectos democráticos e políticos, mas cristalizou valores culturais que permanecem até os dias atuais, como a crença de que a escolarização traz um avanço potencial para as nações.
II - Para Montesquieu os valores culturais e democráticos se relacionam no antigo regime absolutista, dado que está presente na maior das monarquias absolutas da Europa do século XVII, na figura do rei Luís XIV, o rei sol.
III - Para Montesquieu parece haver algo na cultura que é necessário para a democracia emergir e durar: uma força motivadora, irracional, como o temor, a honra ou a virtude, por exemplo, que refletia religiões, costumes e maneiras.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1 resposta Letra C V-F-F
Questão 2 Apenas III Letra D
Questão 3 Apenas III Letra D
Questão 4 Letra E I - II - III
Questão 5 Letra A
Explicação:
Questão 1:
Apontando o que diz o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sobre a concepção de cultura, ao analisar as afirmativas verdadeiras e falsas, notamos que a primeira questão é verdadeira, a segunda e a terceira são falsas.
Logo, a opção CORRETA é a letra C (V-F-F)
A cultura inclui aspectos como danças, comidas típicas, manifestações, músicas, vestimentas, religião, arte, dentre outros.
Compreende-se como cultura as tradições, comportamentos e conhecimentos de diferentes grupos sociais em cada lugar do mundo, ainda que exista uma cultura global.
A cultura global, por sua vez, possibilita que determinado produto cultural - como música e vestimenta - seja consumido em nível mundial devido à globalização. Podemos observar diariamente a presença da cultura estadunidense em território brasileiro, porém, isso não a torna uma cultura dominante.
Leia mais sobre cultura em:
https://brainly.com.br/tarefa/12782574
Leia mais sobre cultura global em:
https://brainly.com.br/tarefa/2000029
Questão 2:
Analisando o que o historiador e filósofo político Norberto Bobbio propõe em suas concepções, considerando as informações apresentadas e, analisando as afirmativas, nota-se que para Bobbio, o desenvolvimento da democracia consiste, muito mais, na passagem da democracia na esfera política, para a democracia na esfera social.
Logo, a opção CORRETA é a letra D (III, apenas).
Norberto Bobbio (1909-2004) foi um senador italiano, filósofo e escritor que dedicou sua vida à filosofia política, à filosofia do direito e à história do pensamento político.
Bobbio caracterizava a democracia como uma constituição pactuada de um conjunto de regras fundamentais, sendo essa regra de uma maioria, como um dos elementos utilizados para calcular os votos em uma democracia real.
Assim, seria impossível instalar uma democracia direta nos Estados modernos, devido à complexidade social, a representatividade torna-se necessária e essencial.
Leia mais sobre democracia democracia segundo Norberto Bobbio em:
https://brainly.com.br/tarefa/13029525
Questão 3:
Sobre a relação entre democracia e cultura, na leitura de Montesquieu, analisando as afirmativas e, considerando o contexto apresentado, é correto afirmar que para Montesquieu parece haver algo na cultura que é necessário para a democracia emergir e durar: uma força motivadora, irracional, como o temor, a honra ou a virtude, por exemplo, que refletia religiões, costumes e maneiras.
Logo, a opção CORRETA é a letra D (III, apenas).
Montesquieu (1689-1755) foi um filósofo, escritor e político francês iluminista que empenhou-se em sua vida à falar sobre tudo o que envolve política, como a democracia, sendo contrário à monarquia absolutista.
Para Montesquieu, a democracia requer uma base cultural que seria a força motivadora irracional, que se trata do temor, da honra e da virtude que refletem as religiões, os costumes e as maneiras.
Leia mais sobre Montesquieu em:
https://brainly.com.br/tarefa/21167562