1. Apesar de utilizarem um discurso de libertação dos povos americanos da dominação espanhola, indicando que haveria liberdade e melhoria nas condições sociais, os líderes das independências das colônias hispano-americanas tinham, na verdade, interesses na manutenção de uma estrutura de poder político e econômico que beneficiava apenas as elites coloniais. Qual das alternativas abaixo indica corretamente o nome pelo qual ficaram conhecidas estas elites? *
Chapetones.
Burgueses.
Aristocratas.
Criollos.
(Unesp – 2013) Leia: É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um único vínculo que ligue as partes entre si e com o todo. Já que tem uma só origem, uma só língua, mesmos costumes e uma só religião, deveria, por conseguinte, ter um só governo que confederasse os diferentes Estados que haverão de se formar; mas tal não é possível, porque climas remotos, situações diversas, interesses opostos e caracteres dessemelhantes dividem a América.
(Simón Bolívar. Carta da Jamaica [06.09.1815]. In: Simón Bolívar: política, 1983.)
2. O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que: *
ao contrário do que afirma na carta, Bolívar não aceitou a diversidade americana e, em sua ação política e militar, reagiu à iniciativa autonomista do Brasil.
ao contrário do que afirma na carta, Bolívar combateu as propostas de independência e unidade da América e se empenhou na manutenção de sua condição de colônia espanhola.
conforme afirma na carta, Bolívar defendeu a unidade americana e se esforçou para que a América Hispânica se associasse ao Brasil na luta contra a hegemonia norte-americana no continente.
conforme afirma na carta, Bolívar declarou diversas vezes seu sonho de unidade americana, mas, em sua ação política e militar, reconheceu que as diferenças internas eram insuperáveis
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Criollos
2 alternativa (E)
Explicação:
2.
Com base nos relatos históricos, é possível perceber que Simón Bolivar foi um dos maiores defensores da independência dos países da América. Ele foi responsável por comandar grandes transformações que promoveram a independência de alguns países, tais como: Bolívia, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia.
1- É correta a alternativa D, sendo os "Criollos", dentro do modelo colonial espanhol, os descendentes "puros" de espanhóis que haviam nascido nas Américas.
Geralmente ocupavam posições intermediárias na administração colonial, sendo considerados "superiores" aos nativos e aos mestiços, mas "inferiores" e menos confiáveis que os espanhóis "puros".
2 - É correta a alternativa D, já que a ideia de Bolívar era uma aproximação ideológica, política e econômica entre todas as nações do "Novo Mundo" (o que incluía, na época, os Estados Unidos).
Esta aproximação seria um ideal e Bolívar entendia que ela não poderia ser absoluta, já que havia diferenças culturais e econômicas que impediriam uma integração total do continente.