1) Apesar de exercerem importantes funções no organismo, tais como precursores de hormônios esteroides e constituintes das membranas celulares, o colesterol é bem conhecido por sua associação maléfica com a aterosclerose. Em relação ao colesterol, marque como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Nas células vegetais, a concentração de colesterol é, em média 100 vezes menor do que nas células animais, por isso que em se tratando de finalidades dietéticas e nutricionais, os vegetais são considerados como índice zero em teor de colesterol. ( ) As plantas possuem quantidades consideráveis de outros esteróides, denominados como fitoesteróis, que divergem estruturalmente do colesterol apenas quanto aos substituintes existentes na cadeia lateral. ( ) As lipoproteínas plasmáticas são partículas esféricas constituídas por um núcleo central de lipídeos apolares ésteres de colesterol e triacilgliceróis envolto por uma monocamada de lipídeos anfipáticos (fosfolipídeos e colesterol), nas quais estão associadas moléculas de proteína. ( ) Os fitoesteróis possuem como mecanismo de ação uma diminuição da absorção intestinal de colesterol exógeno (de origem alimentar) e endógeno (de origem biliar), por meio de competição nas micelas, e consequente aumento da eliminação fecal. Está correta a alternativa: Selecione uma alternativa: a) V,V,V,V b) F,V,V,V c) V,F,F,V d) V,V,F,V e) F,F,F,F
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
I.Verdadeiro. Os vegetais apresentam a molécula colesterol em concentrações muito reduzidos, não apresentando importância em termos biológicos ou dietéticos.
II.Verdadeiro. No que tange os fitoesteróis, observa-se apenas a diferença no tipo de cadeia lateral, em relação aos colesteróis.
III.Verdadeiro. As lipoproteínas plasmáticas, as quais formam a membrana plasmática, são formadas por moléculas apolares e anfipáticas.
IV.Verdadeiro. Trata-se dos mecanismos corretos dos fitoesteróis nas plantas.
a) V,V,V.
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás