1)
Apesar de exercerem importantes funções no organismo, tais como precursores de hormônios esteroides e constituintes das membranas celulares, o colesterol é bem conhecido por sua associação maléfica com a aterosclerose.
Em relação ao colesterol, marque como verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Nas células vegetais, a concentração de colesterol é, em média 100 vezes menor do que nas células animais, por isso que em se tratando de finalidades dietéticas e nutricionais, os vegetais são considerados como índice zero em teor de colesterol.
( ) As plantas possuem quantidades consideráveis de outros esteróides, denominados como fitoesteróis, que divergem estruturalmente do colesterol apenas quanto aos substituintes existentes na cadeia lateral.
( ) As lipoproteínas plasmáticas são partículas esféricas constituídas por um núcleo central de lipídeos apolares ésteres de colesterol e triacilgliceróis envolto por uma monocamada de lipídeos anfipáticos (fosfolipídeos e colesterol), nas quais estão associadas moléculas de proteína.
( ) Os fitoesteróis possuem como mecanismo de ação uma diminuição da absorção intestinal de colesterol exógeno (de origem alimentar) e endógeno (de origem biliar), por meio de competição nas micelas, e consequente aumento da eliminação fecal.
Está correta a alternativa:
Alternativas:
a)
V,V,V,V
b)
F,V,V,V
c)
V,F,F,V
d)
V,V,F,V
e)
F,F,F,F
2)
O colesterol é um tipo de lipídeo muito importante para os seres humanos, apesar de ser conhecido principalmente por induzir doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Esse lipídeo pode ser adquirido pelo nosso corpo através da dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.
Entre as alternativas marque aquela que indica a classe de lipídeo no qual a molécula de colesterol enquadra-se:
Alternativas:
a)
Carboidratos.
b)
Ceras.
c)
Esteróides.
d)
Fosfolipídeos.
e)
Fitoesteróides.
3)
Os portadores de fenilcetonúria não possuem uma enzima hepática responsável pelo metabolismo de aminoácido denominado fenilalanina. Para evitar o acúmulo dessa substância no sangue a dieta dos fenilcetonúricos deve ser restrita em alguns nutrientes mencionados a seguir.
Marque a alternativa correta em relação ao nutriente no qual a dieta alimentar deve se restringir:
Alternativas:
a)
Às proteínas apenas.
b)
Aos carboidratos apenas.
c)
Às gorduras apenas.
d)
Às gorduras e aos carboidratos.
e)
Às gorduras e às proteínas.
4)
A capacidade de um hormônio em estimular ou inibir a adenilato ciclase depende do tipo de proteína que está ligada ao receptor. Desta forma, há uma família de proteínas G, umas denominadas como Gs e outras como Gi, estimulando e inibindo a adenilato ciclase, respectivamente.
Em relação as atividades da proteína G, adenilato ciclase, AMPc, proteínas quinases envolvidas em cascatas de sinalização celular, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As ações do complexo proteína G-GTP são de curta duração, pois a proteína G tem uma atividade de GTPase resultando na hidrólise rápida do GDP em GTP, resultando na inativação da proteína G.
b)
As proteínas quinases constituem um próximo elo no sistema de mensageiro secundário do AMPc e são designadas como proteína quinase A (proteína quinase dependente de AMPc).
c)
Em uma cascata de sinalização celular hipotética, a primeira mensagem ligação do hormônio ao receptor, induz a segunda mensagem, que poderá ser o AMPc, que irá inativar a proteína quinase A.
d)
A proteína G não apresenta mudança conformacional quando o hormônio se liga ao receptor, levando a diminuição da afinidade da subunidade a por GDP, aumentando a sua afinidade por GTP, provocando a troca de GDP por GTP.
e)
As proteínas quinases constituem um elo no sistema de mensageiro secundário do AMPc e são designadas como proteínas fosfatases A.
5)
O glucagon é um peptídeo formado por 29 aminoácidos, é liberado na circulação sanguínea quando a concentração de glicose é baixa, ou seja, em situações de hipoglicemia. Tem como função principal restabelecer os valores sanguíneos da glicose, desta forma aumenta a produção e, portanto a exportação de glicose pelos hepatócitos. Relembrando que o glucagon cumpre essas funções fisiológicas estimulando as vias que produzem glicose (degradação do glicogênio e gliconeogênese) e inibindo aquelas que consomem a glicose (síntese de glicogênio e glicólise). Seus efeitos metabólicos, são principalmente do tipo degradativo, atuando sobre carboidratos, lipídeos e proteínas, de forma especial no fígado e adipócitos.
Marque a alternativa correta em relação aos efeitos metabólicos da insulina e glucagon:
Alternativas:
a)
Glicemia: glucagon (aumenta), insulina (diminui).
b)
Glicólise: glucagon (aumenta), insulina (diminui).
c)
Gliconeogênese: glucagon (diminui), insulina (aumenta).
d)
Lipólise: glucagon (diminui), insulina (aumenta).
e)
Lipogênese: glucagon (aumenta), insulina (diminui).
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Oi!
Aqui você postou muitas perguntas de uma só vez, como o espaço é muito pequeno para responder todas elas. Então, eu me disponho a responder apenas uma delas que é a terceira, veja:
A resposta para a terceira questão está na alternativa
a) Às proteínas apenas.
Veja o porque:
--> como sabemos, toda enzima é uma proteína.
--> também sabemos que os indivíduos fenilcetonúricos são aqueles indivíduos que não conseguem converter a fenilalanina em tirosina por conta ausência da enzima fenilalanina hidroxilase.
Com isso, podemos compreender que, a dieta para ele deve ser restrita a essa enzima, pois ocorrendo o contrário, tal proteína acabará se acumulando, o que causará prejuízos a saúde do indivíduo.
Respondido por
0
Resposta:
1-a
2-c
3-a
4-c
5-a
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás