Pedagogia, perguntado por Maxiellen, 9 meses atrás

1)

Ao tratar dos contadores de histórias da tradição oral, W. Ong (1998) observa que:

"(...) as culturas orais conceituam e verbalizam todo o seu conhecimento com uma referência mais ou menos próxima do cotidiano da vida humana, assimilando o mundo estranho, objetivo, à interação imediata, conhecida, de seres humanos". (p. 53)

Considere os trechos:

 

I) Nursery (pronuncia-se nârsery) quer dizer em inglês "quarto de crianças". Aqui no Brasil, quarto de crianças é um quarto como outro qualquer, e por isso não tem nome especial. Mas na Inglaterra é diferente. São uma beleza os quartos das crianças de lá, com pinturas engraçadas rodeando as paredes, todos cheios de móveis especiais e de quanto brinquedo existe. (LOBATO, Peter Pan, São Paulo, Globo, 2012, p. 14).

II) Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo dos de lança em cabido, adarga antiga e galgo corredor. (LOBATO, Don Quixote das crianças, São Paulo, Globo, 2012, p. 17).

III) Havia um homem que era muito pobre, mas que era muito bom. Trabalhava, como o pai de Nosso Senhor, em madeira. E morava num quarto que só dava mesmo para o banco onde ele trabalhava. Todo o mundo conhecia o marceneiro Botelho. Nunca um pobre bateu em sua porta que não recebesse uma esmola. Seu Botelho era um santo. (REGO, Histórias da velha Totônia, ANO, Rio de Janeiro: José Olympio, 1997. p. 5).

IV) O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. Quando ela queria pintar um reino era como se estivesse falando dum engenho fabuloso. Os rios e as florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com o Paraíba e a Mata do Rolo. (REGO, Menino de Engenho, Rio de Janeiro, José Olímpio, 2001, p. 68)

Assinale a alternativa que apresenta trechos que mostram uma "assimilação do mundo estranho" para a plateia de ouvintes.


alguem Sabi essa ?????????? resposta por favor?​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
9

I, III e IV realizavam a "assimilação do mundo estranho" na medida que demonstram realidades distantes das nossas.

Em I ressalta um hábito inglês que não é comum no Brasil, trazendo para a "plateia" brasileira este hábito "incomum". III ressalta uma figura distante da nossa realidade, um santo, e IV ressalta o modo como as histórias de Totonha traziam para o comum o que era, na verdade, fantástico, esclarecendo o desconhecido.

II aponta o desconhecido, mas o deixa em sua obscuridade total.

Perguntas interessantes