1)Ao tratar de segurança pública, não há como deixar de abranger a questão prisional, pois diante da aplicação de uma sanção (no caso pena restritiva de liberdade), o apenado deverá ser retirado do convívio social para que não cometa mais crimes enquanto estiver preso e, mesmo quando for colocado em liberdade, nesse último caso, se tratando da ressocialização.
Segundo o texto, são questões relacionadas a crise no atual sistema carcerário:
Alternativas:
b)Influência de facções criminosas, elevado número de presos e não reinserção do preso na sociedade. (CORRETA NO AVA)
2)No texto anterior, foi tratado o regime disciplinar diferenciado (RDD), que foi estabelecido através da alteração do artigo 52 da Lei de Execuções Penais, e se trata de uma resposta à atuação de integrantes de fações criminosas que, mesmo acautelados, vinham fomentando o crime.
Assinale a alternativa que contém ordem correta:
Alternativas:
b)V, F, V, F. (CORRETA NO AVA)
3)Tendo em vista que presos se prevalecem de falhas no sistema prisional e conseguem manter contato com outros criminosos, articulando-se para o cometimento de crimes, rebeliões, entre outros, foi criado o regime disciplinar diferenciado (RDD).
Com relação ao regime disciplinar diferenciado, aponte a alternativa verdadeira:
Alternativas:
d)Um preso que comete rebelião poderá ser incluído no RDD, desde que apresente alto risco para a ordem e segurança da unidade prisional que se encontra acautelado. (CORRETA NO AVA)
4)Devido à notoriedade dada ao tema, o atual Governo Federal, no dia 15 de outubro deste ano, criou Força-Tarefa de Inteligência para o enfrentamento ao crime organizado, através do decreto 9527. A Força-Tarefa tem a função de realizar um trabalho de inteligência cujo relatório irá subsidiar a adoção de políticas públicas e ações de combate às organizações criminosas que atuam no Brasil.
Diante das informações e das críticas contidas no texto acima, marque a alternativa correta:
Alternativas:
d)A aplicação de penas alternativas é uma das causas para o aumento do índice de criminalidade, uma vez que a ressocialização é falha e o preso que é solto volta a cometer crimes. (CORRETA NO AVA)
Soluções para a tarefa
As alternativas corretas são 1) b)Influência de facções criminosas, elevado número de presos e não reinserção do preso na sociedade., 2 ) b)V, F, V, F., 3) Um preso que comete rebelião poderá ser incluído no RDD, desde que apresente alto risco para a ordem e segurança da unidade prisional que se encontra acautelado. , 4) d)A aplicação de penas alternativas é uma das causas para o aumento do índice de criminalidade, uma vez que a ressocialização é falha e o preso que é solto volta a cometer crimes.
Sobre as alternativas:
1) Existe uma crise no sistema carcerário que se motiva pela inflência de organizações criminosas que não são resinseridas na sociedade por seu poder de convencimento. A falta de uma política de reinserção pode corooborar come esse comportamento.
2) O Regime Disciplinar Diferenciado deve ter uma duração estabelecida como máxima de 360 dias, que não pode acarretar em um prejuizo de repetição da sanção.
3) O RDD diz que não ocorre prejuizo até que aconteça uma nova falta considerada grave de uma mesma espécie.
4) As penas alternativas servem como índice e acabam causando um aumento da criminalidade por uma metodologia de ressocialização que não é efetiva.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Explicação:
Precisando de portfólios ? Perdeu a 1 chamada do portfólio.. não se preocupe fale conosco e garanta seus trabalhos provas E só falar conosco 8893530377