História, perguntado por pascoallopes821, 11 meses atrás

1) Ao que se deve a supremacia territorial da Inglaterra sobre a África e a sua interferência direta em pontos estratégicos do continente?
2) Relacione a conquista e ocupação das potências europeias na África e na Ásia aos diversos conflitos e dramas humanitários verificados nesses continentes até os dias de hoje.

Soluções para a tarefa

Respondido por secretBRMS
10

Resposta:

O Colonialismo da Inglaterra se deu numa segunda onda de expansão dos países europeus, aplicou-se especialmente sobre a África e a Ásia.

A primeira onda de colonização aconteceu juntamente com o advento das grandes navegações. Nesta ocasião, Portugal e Espanha foram os pioneiros e principais países a desbravar territórios além do continente europeu, o que os rendeu certa supremacia no mundo durante algum tempo. Os dois países chegaram a dividir o mundo através do Tratado de Tordesilhas que determinava que as terras descobertas a Leste da linha imaginária seriam de Portugal e as terras a Oeste da mesma linha seriam da Espanha.A Inglaterra se tornou o país líder na nova onda de colonização. O interesse da vez era de conquistar áreas de influência no mundo, nas quais os produtos ingleses pudessem ser consumidos e dominar regiões que pudessem fornecer matérias-primas necessárias para sustentar as indústrias. Após a Inglaterra, vieram França, Bélgica e Holanda que investiram em suas indústrias e partiram em buscas da colonização de territórios fora do continente europeu.

A corrida das potências capitalistas emergentes, ao longo do século XIX e início do XX, ocasionou a partilha do continente africano e asiático. Os países que ampliavam suas economias com base em suas indústrias procuravam garantir suas áreas de influência


GuILhERmEWiLlIAm45: Melhor explicação!!!!!!!
Perguntas interessantes