Português, perguntado por gustavovieira213, 3 meses atrás

1- Ao pensar a língua portuguesa no mundo, conceitos linguísticos são importantes para que se possa entender o idioma como língua oficial de determinado país. A partir do entendimento sobre língua materna, língua não materna e língua oficial, marque a resposta correta:
A.
Diz-se que a língua portuguesa é a língua oficial de um país quando determinado por legislação e há a prevalência desse idioma para os seus falantes. A língua oficial não é a única a ser falada e adquirida, mas é a que se sobressai às outras.

B.
Diz-se que a língua é materna quando é adquirida e apreendida pelo falante em qualquer etapa de sua vida, se tiver relação com a identidade dos pais e boa aquisição, sendo desnecessária a preocupação com o seu país e com sua língua oficial de origem.

C.
Diz-se que a língua é oficial em um país quando ela é promovida e falada pelos falantes de determinadas comunidades linguísticas. No Brasil, por exemplo, são oficiais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as línguas de origem indígena, tendo em vista que algumas comunidades brasileiras a aprendem como língua materna.

D.
Diz-se que a língua é não materna quando o sujeito, mesmo morando e adquirindo a língua de seu país, não nasceu por algum motivo no território em que esta é oficial. Assim, um brasileiro nascido na Alemanha e que retorna ao Brasil logo após terá o português como língua não materna.

E.
Diz-se que uma língua é oficial em um país quando todos os seus falantes a adquirem como língua materna, logo nos primeiros anos de vida. O português, por exemplo, é oficial em todos os países lusófonos porque todas as pessoas que neles nascem falam a língua portuguesa como língua materna.

2- A língua portuguesa é oficial em diferentes países. Embora existam, especialmente devido às dimensões territoriais distantes, variações linguísticas no idioma, a forma escrita se mostra não única, mas mais estável. Sobre essa afirmação, marque a resposta correta:

A. Os países lusófonos, mesmo tendo a língua portuguesa como oficial, desconsideram a importância de uma unificação do idioma, já que cada povo tem suas singularidades, inclusive linguísticas.

B. Os países lusófonos entendem que mesmo tendo particularidades linguísticas, é necessário que, especialmente na escrita, se tenha uma padronização do idioma, para facilitar a comunicação.

C. Por serem lusófonos, os países que têm a língua portuguesa como oficial já possuem uma língua universal, não sendo necessário preocupar-se com a unificação de variantes linguísticas nem na fala nem na escrita.

D. Devido ao distanciamento territorial dos países lusófonos, as diferenças acontecem em todas as esferas, entre elas sociais, culturais, econômicas e linguísticas. Por isso, a padronização da língua escrita torna-se inviável.

E. Embora todos os países lusófonos tendo como idioma oficial a língua portuguesa, em âmbito ortográfico essa língua se diferencia em seus campos fonológico, morfológico, semântico e sintático.

3- O distanciamento territorial e os aspectos sociais, econômicos e culturais entre os países lusófonos fizeram com que durante muito tempo a língua portuguesa assumisse formas escritas diferentes. Diante disso, foi preciso pensar, em 1990, um documento orientador para unificar a ortografia da língua. Sobre esse documento, analise as afirmativas e marque a resposta correta.

A. Em 1990, Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau configuram regras ortográfica que unificaram a língua portuguesa escrita, deixando de fora os países Moçambique e Timor-Leste, que não desejaram participar do acordo.

B. Chamado de Novo Acordo Ortográfico, o documento, que foi um acordo entre os países lusófonos,elimina em sua totalidade as diferenças ortográficas da língua nos seus diferentes países, sendo um passo importante em direção à unificação da língua falada.

C. Sob o entendimento de que a comunicação entre os países seria mais eficaz com uma escrita estável, o objetivo dessa unificação foi facilitar a circulação de pessoas falantes da língua, promovendo a convergência das variações culturais e linguísticas.

D. O Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa é uma tentativa de unificar e padronizar a língua escrita, em campos como fonologia, ortografia, morfologia, sintaxe e semântica, mas não elimina em sua totalidade as diferenças ortográficas.

E. Algumas das regras do Novo Acordo foram pensadas escolhendo os países com maior número de falantes em detrimento das variantes linguísticas singulares de cada país e comunidade, independentemente da constituição cultural dos povos.

Soluções para a tarefa

Respondido por majugoncalves2
0

Resposta: Letra A.

Explicação:

Diz-se que a língua materna é aquela que foi adquirida pelo falante primeiramente, independentemente do local territorial em que ele se encontra.

A língua não materna, por sua vez, é aquela adquirida pelo sujeito em um momento posterior de sua vida, como um brasileiro, falante de português, que aprendeu e sabe se comunicar em inglês.

Já a língua oficial de um país é aquela determinada legalmente como a língua governamental, que será a língua-alvo de comunicação e aprendizado dos falantes.

Perguntas interessantes