1- Ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco. Explique essa afirmação, quem a formulou e a
que corrente pertence.
2- “Somente devemos deixar-nos persuadir pela evidência de nossa razão”. comente essa frase.
3- “Penso, logo existo.” Esse conhecimento a que chegou Descartes está fundado na razão ou na
experiência? Justifique.
4- O que é, e o que prega o Racionalismo? Quem é o seu maior representante?
5- O que é, e o prega o Empirismo? Quem são seus maiores representantes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)A nossa mente é um papel em branco porque não temos nenhuma experiência ao nascer, iremos adquiri-las durante a vida. Todo nosso conhecimento, as relações que faremos, é isso que vai preencher o papel e possibilitar decisões do futuro.Pertence ao filósofo John Locke.
2)Esta frase parece estar ligada ao racionalismo que diz que nós só podemos confiar no que apresenta-se como sendo verdade diante de nossa razão, ela é a única forma de encontrar a verdade e analisar a vida de forma confiável, assim dessa forma os sentidos podem nos enganar e iludir, só a razão.
3)Razão. Pois ele buscava o conhecimento absoluto e sua maior preocupação foi buscar o verdadeiro conhecimento por uma metodologia infalível e racional. A experiência sendo empírica se tornava falha aos nossos sentidos, já que não podemos confiar nas nossas sensações.
4)Racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo.René Descartes
O filósofo inglês John Locke foi um dos principais representantes do empirismo britânico. O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.