1. Ao longo do século XVIII, observamos o ápice do regime absolutista na França. Contudo, ao final do século, tal sistema político chega ao fim com a Revolução Francesa. Considerando o processo revolucionário e suas etapas, assinale a alternativa INCORRETA. *
10 pontos
a) Gastando mais do que arrecadava, o governo de Luís XVI precisava cada vez mais de dinheiro para equilibrar suas contas. E, ao mesmo tempo, a fome e o desemprego aumentavam a insatisfação dos franceses com o Antigo Regime.
b) Diante da grave situação que a França vivia em 1789, o rei convocou a Assembleia dos Estados Gerais. Composta de representantes dos três estados (clero, nobreza e Terceiro Estado), essa assembleia não era consultada há 175 anos.
c) Na Assembleia dos Estados Gerais, cada estado tinha direito a um voto. Portanto, clero e nobreza reunidos tinham dois votos contra apenas um do Terceiro Estado. Por isso, o clero e a nobreza estavam certos de que teriam o controle da situação.
d) Reagindo aos acontecimentos, os membros do Terceiro Estado lançaram uma campanha em favor da votação por estado, e não por cabeça, isto é, por pessoa.
porfavor me ajudem, é para amanhã isso, vai fechar as notas amanhã
helomunizgomes:
Qual a resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É incorreto aquilo afirmado em D, de modo que é correta a alternativa D.
Os membros do Terceiro Estado eram pouco mais de 95% da população total da França naquele período, de modo que defendiam a votação "por cabeça" (embora limitada por critérios de gênero, excluindo as mulheres) como uma forma de reverter a situação política de domínio do Clero e da Nobreza.
A votação "por Estado" era a que existia então, e era justamente o sistema que os membros do Terceiro Estado tanto criticavam por ser uma forma injusta do Clero e da Nobreza, que tinham interesses em comum, sempre conseguir aquilo que eles queriam.
Perguntas interessantes