História, perguntado por matheuscainelli, 6 meses atrás

1. Ao impor interventores aos Estados Getúlio Vargas desagradou as elites estaduais. No estado de São Paulo, por exemplo, houve grande insatisfação com o início do governo de Getúlio Vargas, especialmente com a nomeação do tenente João Alberto. Qual alternativa apresenta uma reivindicação dos paulistas para o governo federal em 1932? *

1 ponto
a) Cancelamento das eleições de 1930 e realização de novas eleições com limitação da participação de candidatos e a proibição do voto de militares, já que muitos tenentes eram contrários a influencia dos paulistas na presidência da República.
b) Definir protocolos de segurança para entrada de viajantes estrangeiros no estado de São Paulo e em todo o país, pois os imigrantes estavam tomando os empregos dos nacionais e assim fazendo subir de forma exorbitante o número de desempregados no país.
c) Criação de uma Constituição para o Brasil com a instituição do voto secreto. Também a nomeação de um interventor civil e paulista para o governo de São Paulo.
d) Impedir a realização de novas eleições no Brasil, mantendo Getúlio Vargas como presidente vitalício do Brasil por conta da aliança entre Vargas e os cafeicultores que tinham tido graves prejuízos em decorrência da crise econômica e da queda do preço do café no mercado internacional.

A Revolução Constitucionalista foi um movimento iniciado pelos paulistas contra a nomeação do tenente João Alberto e a favor da realização de eleições e de uma mudança constitucional. Também eram contrários ao presidente Vargas.
A imagem a seguir trata-se de um cartaz das tropas de São Paulo durante a Revolução Constitucionalista de 1932.


2. Qual a mensagem que o cartaz está transmitindo? *
1 ponto
a) A sigla MMDC (significa Movimento Militar Democrático Cristão) que foi encabeçado por lideranças da Igreja Católica e por militares (a maioria tenentes) e está pedindo para São Paulo desistir da guerra e aceitar o governo de Vargas.
b) Está convocando os paulistas a participar das lutas da Revolução Constitucionalista. A sigla MMDC se refere aos quatro estudantes que morreram num protesto contra o governo federal em 23 de abril de 1932: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC).
c) Está defendendo o governo de Getúlio Vargas durante a Revolução Constitucionalista. O cartaz conclama a população paulista para que desista da resistência, seja consciente e apoie o governo de Getúlio Vargas.
d) Está ordenando que as pessoas não saiam de casa devido ao perigo dos confrontos após a morte de quatro estudantes (MMDC). No cartaz “você tem um dever a cumprir” refere-se ao isolamento social. Era dever do paulistano manter-se isolado para não ser mais uma vítima dos confrontos com a polícia.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nathielyhuther26
4

Resposta:

1-C

2-B

Explicação:

Respondido por lucas996282039
1

Resposta:

1-) C

2-) B

Explicação:

Perguntas interessantes