1 – Ao dizer que "estava prestes a roer o aparelho", o efeito produzido pelo texto é de * 1 ponto a) ironia, pois na verdade o narrador não pretende fazer nada disso e está apenas exagerando na expressão usada na crônica. b) hipérbole, pois o narrador exagera na explicação do que aconteceu após ler o manual, uma vez que um manual não causa esse efeito. c) comparação, pois o aparelho corresponde exatamente ao que se espera descrito no manual de instruções do celular. d) humor, pois há uma quebra de expectativa por não esperarmos que ele tenha essa reação depois de ler um simples manual de instruções.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Bons estudos !!!!!! ;-;
1 - d) humor, pois há uma quebra de expectativa por não esperarmos que ele tenha essa reação depois de ler um simples manual de instruções.
Complemento da questão:
Crônica: O labirinto dos manuais
Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho.
O manual tentava prever todas as possibilidades.
Virou um labirinto de instruções!
O autor Walcyr Carrasco buscou expressar na crônica acima algo cômico, na expressão: "estava prestes a roer o aparelho", o efeito que esse fato produz no texto é de humor, pois, ao ler um simples manual de instruções de uso do seu celular, o personagem demonstra um entusiasmo inesperado, o que proporciona o tom bem humorado ao leitor.
Espero ter ajudado!