1- Ao analisar o papel da política, Maquiavel não partiu de especulações metafísicas ou idealistas da política e do Estado. Ele não buscou o Estado ideal, ou uma organização política transitória para um além-mundo, nem tampouco uma realidade inteligível, mística ou religiosa. Também não partiu da ideia de que todo indivíduo procura o bem e se associa a uma comunidade em busca do bem coletivo. O filósofo italiano partiu da realidade política objetiva, investigando concretamente as relações de poder dos principados quando a Itália ainda não havia constituído um Estado nacional unificado.” Sobre essa afirmação, podemos marcar que:
a) Essa afirmação está errada, pois, Maquiavel partiu sim de especulações metafísicas e idealistas da política e do Estado.
b) Essa afirmação está errada, pois, Maquiavel afirma em sua obra que as pessoas se associam a uma comunidade em busca do bem coletivo.
c) Essa afirmação está correta, pois, retrata bem o pensamento de Maquiavel e sua reflexão política a partir da realidade e não de modelos ideais.
2- Quando a Filosofia surge na Grécia Antiga e se consolida na cidade de Atenas que naquela época havia se tornado um centro intelectual e cultural, a Filosofia vai adquirir uma característica bastante peculiar. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles e os Sofistas vão concentrar boa parte de suas reflexões em torno das discussões antropológicas, quer dizer, em torno do próprio homem, do ponto de vista individual, normativo, social, político e existencial. Por sua ênfase nas discussões antropológicas e em torno da realidade política ateniense o historiador da Filosofia, Jean-Pierre Vernant, chegou a declarar que a Filosofia é "filha da cidade", ou seja, havia uma preocupação por parte de tais pensadores em discutir o papel social e coletivo dos indivíduos e esta preocupação era tão forte que Aristóteles chegou a definir o homem como um "zoon politikon", um "animal político". A ágora (praça pública) era o lugar privilegiado onde o debate em torno dos problemas políticos e sociais enfrentados pelos cidadãos atenienses se realizavam...” Com base no texto acima, textos trabalhados em sala de aula e nas conversas durante as aulas, podemos definir os conceitos de política no período antigo e moderno como:
A). No período antigo (grego) o conceito de política era compreendido como realização do bem comum, já no período moderno o conceito de política compreende-se como o exercício da individualidade, liberdade do indivíduo e exercício do poder.
B). No período antigo (grego) o conceito de política era compreendido como realização e exercício do poder, já no período moderno o conceito de política compreende-se como a realização do bem comum.
C). No período antigo (grego) o conceito de política era compreendido como democracia representativa, já o conceito moderno de política é compreendido como democracia participativa.
D). Nenhuma alternativa está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
1) C
2) A
se estiver certo né fala para as pessoas vêem que você acertou para confiar na resposta.
gaabrantes17:
Certíssimo! Muito obrigado
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás