1) Ao analisar a virtude, o que Aristóteles entende por “justo meio"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Teoria do justo-meio de Aristóteles, o homem é parte da cidade e sua felicidade depende da felicidade da cidade. Portanto, o homem feliz é aquele que chega à cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que agir conforme as virtudes (justo-meio). Para ser virtuoso, o homem tem que usar sua virtude intelectual na ação, atuando na obtenção da virtude moral. Inteligentemente, o homem evita os vícios por falta e por excesso e atinge o justo-meio (a virtude). Por exemplo: entre a vaidade (vício por excesso) e a modéstia (vício por falta) está o respeito próprio (justo-meio). Para Aristóteles não é possível chegar no justo-meio fora da ação. Claro é também que, para calcular inteligentemente sua ação, o homem tem de ter alma.
Aristóteles, na obra "Ética a Nicômaco", pergunta-se sobre a finalidade das ações humanas e quais atos levam o homem à eudaimonia, isto é, felicidade.
Para o filósofo, o justo meio, mediania ou justa medida diz repeito à prática de virtudes e vícios. Caso o indivíduo, por exemplo, viva sem generosidade alguma, ele é avarento. Caso ele tenha muita generosidade e acabe nem pensando em si mesmo, ele é extravagante.
O ideia, para Aristóteles, é que o sujeito viva na mediania entre ser avarento e ser extravagante, sendo assim generoso.
Aristóteles indaga os cidadãos da pólis grega o que é felicidade para essas pessoas. Alguns respondem que a felicidade está nos prazeres (comer bem, dormir bem), outros dizem que a felicidade consiste na honra, pois o homem é feliz quando é reconhecimento e famoso na cidade. Para outros, ainda, a felicidade está na riqueza, no dinheiro.
Aristóteles, ao refletir sobre o que seja a felicidade na essência, diz que a boa vida consiste em agir para o bem.
Com isso, o homem só é feliz quando está direcionado ao bem e às ações corretas e justas. A riqueza, os prazeres e a honra são caminhos para se chegar à felicidade, porque a riqueza acaba, os prazeres podem corromper o homem e a honra depende de outro para se instalar.
Link: brainly.com.br/tarefa/26117800