Geografia, perguntado por dandamsn1912, 10 meses atrás

1- Antes se discutia se a Catalunha poderia ser independente e hoje falamos sobre como seria nossa separação'. É com esta frase que, secretário nacional do movimento independentista Assembleia Nacional Catalana (ANC), define o momento atual que vive a região espanhola. E não é para menos. A euforia e o medo de uma possível divisão tomaram a Espanha desde o dia 11 de setembro, quando uma manifestação levou milhares de pessoas às ruas de Barcelona para pedir a criação de um novo país. Sobre a atual situação da Catalunha em relação à Espanha, podemos afirmar que a região:

a) é considerada apenas um estado totalmente subordinado ao governo espanhol.
b) possui o status de autonomia e autossuficiência legislativa, mas não é independente.
c) está com a sua independência em curso, que está respaldada pela União Europeia.
d) apresenta um sentimento popular em favor do socialismo nacionalista espanhol.

2- O grupo separatista basco ETA anunciou nesta segunda-feira um cessar-fogo "permanente, geral e verificável", em um comunicado enviado ao jornal "Gara, habitual canal de comunicação da organização. O grupo, porém, não informou se concordará em entregar suas armas, uma das principais exigências do governo espanhol. "O ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que poderá ser verificado pela comunidade internacional", diz o comunicado. "Este é o compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado", acrescenta a nota publicada em inglês, espanhol e Euskera. O ETA integra o movimento separatista da Espanha que luta pela independência na região:
a) da Catalunha
b) da Navarra
c) do País Basco
d) da Galícia

3- Em meio a uma de suas piores crises econômicas, o bloco europeu vê reacender ideias separatistas em países importantes. Na Espanha, essas lutas em algumas regiões ocorrem há décadas, mas se intensificam diante da crise que afeta o país duramente. Das dezessete comunidades espanholas, quatro mantêm aspirações separatistas. São elas:
a) País Basco, Andalucia, Aragão e Navarra.
b) Cantábria, Estremadura, Astúria e País Basco.
c) Castela e Leão, Catalunha, Andalucia e Galiza.
d) Catalunha, Galiza, Navarra e País Basco.

4- Em seu famoso painel “Guernica”, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por: a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil. c) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos. 5- Os conflitos registrados no Leste Europeu ao longo da década de 1990 diminuíram no início do século XXI devido:
a) ao ingresso dos ex-países socialistas na União Europeia.
b) à presença militar da OTAN nas antigas economias socialistas.
c) ao fim dos ódios religiosos entre muçulmanos e cristãos na Bósnia.
d) à campanha em prol da paz difundida por organizações da sociedade civil.

Soluções para a tarefa

Respondido por annna07
177

Resposta:

1. b)possui o status de autonomia e autossuficiência legislativa, mas não é independente.

2. c) do País Basco.

3. d) Catalunha, Galiza, Navarra e País Basco.

4. e) bombardeio da aviação alemã em apóio ao general Franco contra os repúblicanos

5. a) ao ingresso dos ex-países socialistas na União Europeia.

(OBS: Eu sei que não tem está resposta na 4 mas só achei assim.)

Respondido por GaNaomi
59

Resposta:

Letra B

Explicação:

A Catalunha é uma região da Espanha que clama por independência. Em função de sua atuação histórica, os catalães já são atualmente considerados como província autônoma, com uma própria composição executiva e legislativa, embora ainda subordinada à Espanha.

Perguntas interessantes