1. Analise os efeitos de teores de carbono em diferentes tipos de aço.
2. Avalie benefícios da introdução de elementos de liga no aço e riscos à saúde e ao ambiente no processo de produção, considerando as toxidades em composições químicas com manganês, cromo e chumbo.
3. Elabore soluções sustentáveis hipotéticas para minimizar danos à saúde e ao ambiente na produção de aço.
4. Indique a liga existente na composição química do aço nos seguintes produtos:
a) Chapa de geladeira linha branca.
b) Chapa de carroceria de automóvel.
c) Barras de aço na construção civil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Os elementos de liga servem para melhorar as propriedades do aço de acordo com a finalidade de utilização. O carbono agrega resistência e dureza ao aço. O teor de carbono pode variar. Acima de 0,5%, denomina-se alto carbono; de 0,2 a 0,49%, chega-se ao médio carbono; abaixo de 0,05%, tem-se o aço com baixo carbono.
2. A introdução desses elementos atribui diferentes qualidades ao aço de acordo coma finalidade de uso. O manganês acima de 1% melhora a resistência mecânica do aço e pode ser aplicado isoladamente. O cromo, em teores baixos, melhora a resistência mecânica do aço, aplicado junto com níquel e cobre. O chumbo propicia melhorias de acabamento e usinagem, facilitando o processo de dar a forma ao aço. Entre os possíveis riscos à saúde que esses elementos podem causar estão aumento da pressão sanguínea, doenças cardiovasculares, rigidez muscular e fraqueza. Ao meio ambiente, os riscos são a polução do ar, das águas e dos mananciais.
3. Resposta pessoal.
4. a)Aço com baixo carbono.
b) Aço com baixo carbono.
c) Aço com médio teor de carbono.
Explicação: