História, perguntado por haniel2013, 10 meses atrás

1. Analise o trecho do texto a seguir.
" Outro setor relevante da República nascente foi o dos militares. O marechal Deodoro da Fonseca tornou-se chefe do governo provisório e algumas dezenas de oficiais foram eleitos para o Congresso Constituinte."
Com base na leitura do texto e nos seus estudos, faça o que se pede.
a) Qual foi o papel dos militares na Proclamação da República?
b) Cite os principais fatos que contribuíram para a tomada de poder pelos militares.
c) No texto, o autor afirma: "Outro setor relevante da República nascente foi o dos militares". Além do citado, que outro setor importante da República também havia naquele momento?


edite0: oObrigado

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
316

A) Os militares tiveram o papel de conduzir a Revolução Republicana de maneira direta: foram eles que organizaram o golpe que depôs a Monarquia e convocaram as eleições, sendo os "representantes" da "República".

B) A expansão do prestígio dos militares após a Guerra do Paraguai, expansão da ideologia positivista e os conflitos entre a Igreja Católica e a Monarquia foram fatos que contribuíram para a tomada de poder pelos militares.

C) Os latifundiários nacionais (também chamados de oligarcas) também foram fundamentais para o movimento republicano.

Respondido por nataliafransantos
9

a) Os militares conduziram a Proclamação da República dando um golpe de estado no imperador, retirando-o do poder e assumindo a presidência e insturando o regime republicano.  

b) Os principais fatos que contribuíram para a tomada de poder pelos militares foram a questão religiosa, que questão abolicionista e a questão militar.

O imperador entrou em atrito e perdeu o apoio destes três grupos que eram as bases de sustentação de seu governo. A divergência política entre o imperador e a Igreja sobre a presença de membros da maçonaria na Igreja católica, apoiados pelo imperador que tinha o poder de interferir na nomeação de cargos eclesiásticos no Brasil levou o rompimento entre a Igreja e o Império.

Com o fim da escravidão, o imperador perde apoio da elite rural, último   grupo que apoiava o seu governo. O exército havia saído fortalecido da Guerra do Paraguai e passou a cobrar mais participação política e reconhecimento do governo, terminando por dar um golpe no imperador.

c) Além dos grupos citados, naquele contexto histórico, havia a elite cafeicultora, detentora do poder econômico do país,  que tinha pretensões de que com a instauração da república,  pudessem usar sua influência para a defesa de seus interesses econômicos.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/8517926

Anexos:
Perguntas interessantes