Sociologia, perguntado por DuduLopesM2106, 1 ano atrás

1- Analise cada uma das perspectivas da sociologia clássica e aponte as diferenças entre Durkheim, Marx e Weber sobre o tema.



2- Fato social, ação social e classe social são conceitos fundamentais da Sociologia. Escreva um texto dizendo de que maneira eles contribuem para explicar a relação entre indivíduos e sociedade.



3- Qual é a argumentação dos autores contemporâneos que justifica uma reordenação da discussão clássica entre indivíduo e sociedade?



(Respostas Um Pouco Curtas Por favor Obgd).

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1438

Olá,

1) Marx via na classe média, na "sociedade burguesa" e no que chame de proletariado uma das forças que coibia e explorava os indivíduos e as classes menos abastadas. Weber acreditava nas ações individuais, que para ele, cada uma possuía um motivo e um fim. Já Durkheim vê a sociedade como um conjunto de forças inconscientes que regulam o comportamento.

2) A importante Teoria do Fato social proposta por Durkheim mostra como há forças na sociedade que regulam o comportamento individual, funcionando como agentes coibidores e normativos.

Sempre que uma pessoa age contra o que é de senso comum do grupo, essa pessoa é punida, seja coibida ou mesmo excluída.

3) Para Norbet Elias, renomado sociólogo da atualidade, já não é possível estabelecer uma relação de "opostos" entre indivíduo e sociedade, sendo a relação destes indissociável. É preciso analisá-los como partes de um todo.

Espero ter ajudado!

Respondido por pierresfraga
63

RESPOSTA:

1-Marx vía na classe média,na "sociedade burguesa" e no que chame de proletariado uma das forças que coisa e explorava os indivíduos e as classes menos abastadas. Weber acreditava nas ações individuais, que para ele, cada uma possuía um motivo e um fim. já kurkheim vê a sociedade como um conjunto de forças inconscientes que regularam o comportamento.

Perguntas interessantes