1 Analise atentamente as duas fotos a seguir:Comício da Central ou Comício das Reformas organizado "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", organiza* por João Goulart e realizado em frente à estação Central do da com o objetivo de mobilizar a opinião pública contra o Brasil. Rio de Janeiro, 13 de março de 1964.governo de joão Goulart. São Paulo, 19 de março de 1964.a)Aponte as tendências políticas agrupadas em cada uma dessas manifestações. © 0L/SP/H4/HHb)0 populismo teve como característica a mobilização das massas urbanas e a sua incorporação ao jogo político. Pode-se afirmar que as duas manifestações retratadas marcam o esgotamento do populismo no Brasil? Por quê? © DI/hç/hio
Soluções para a tarefa
A - Na primeira imagem vemos os apoiadores de João Goulart, pessoas que possuíam inclinações políticas de esquerda, defensoras de uma concepção social de desenvolvimento nacional, defensores da reforma agrária e que defendiam que a função do Estado era garantir a dignidade humana.
Na segunda imagem temos os opositores de João Goulart, pessoas conservadores e que inclinavam politicamente à Direita, defendendo a propriedade privada, contrários à reforma agrária e que defendiam que a função do Estado era garantir a propriedade e a segurança.
B - Não, as duas manifestações retratadas não marcam o esgotamento do populismo no Brasil, mas a absoluta relevância que esta corrente política tinha nos dois espectros da disputa política, de modo que era a grande ferramenta política empregada no Brasil e, por conta disto, era necessário promover grandes manifestações para fazer valer a sua vontade política.