1) Analise as diferenças e semelhanças do conceito de imitação entre Platão e Aristóteles 2) De que forma poderíamos compreender o efeito da catarse, citado por Aristóteles, nas nossas relações atuais com a arte?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1 ) Para Platão, a imitação era imperfeita. Imitação tenta reproduzir algo perfeito, como o plano físico imita o plano metafísico, como a arte imita a vida.
Para Aristóteles, a imitação é positiva. A arte imita a natureza, imita um processo. Aristoteles acreditava até mesmo que, na imitação, o homem poderia reproduzir aquilo que a natureza não lhe proporciona.
2 ) 1 - Na Alegoria da Caverna, Platão usa as coisas mesmas para representar a realidade (que, dentro da teoria platônica seriam as ideias) e as sombras para representar o erro. Disto podemos deduzir que as imitações (as sombras são uma "reprodução" da coisa real) são, por sua própria natureza, piores que as coisas mesmas, de modo que a arte produz coisas de natureza inferior.
2 - Para Aristóteles a arte (como o teatro) é capaz de produzir a catarse, que por sua vez é capaz de "expurgar" (ao expor) as paixões naqueles que a assistem, de modo que ela faz homens melhores e mais bem-educados, livres de tendências destrutivas (que foram expurgadas).mais bem-educados, livres de tendências destrutivas (que foram expurgadas).