1)
Analise as alternativas a seguir sobre "estilo individual" dos poetas e escritores e ao "estilo de época" da literatura:
I. Os estilos individuais dos escritores e poetas de um período não diferem entre si porque eles estão presos ao modelo estético dos estilos de época.
II.O estilo individual está ligado ao estilo de época pelas semelhanças de temas e linguagem das obras em um período histórico.
III. Apropriar-se de forma individual e única da realidade é o que constituiu o estilo de época.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a)
Apenas II.
b)
I e II estão corretas.
c)
Todas estão corretas.
d)
Apenas I.
e)
I e III estão corretas.
2)
Considere o texto a seguir:
[...] a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente. Ela nos proporciona sensações insubstituíveis que fazem o mundo real se tornar mais pleno de sentido e mais belo. Longe de ser um simples entretenimento, uma distração reservada às pessoas educadas, ela permite que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano. (TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009. p.23).
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:
I.A Literatura nos aliena e nos tira a capacidade de observar a realidade.
II.A prática de leitura de textos literários é um simples meio de entretenimento.
III.A prática de leitura de textos literários nos tira a possibilidade de interação.
IV.A Literatura nos enriquece, fazendo-nos pessoas melhores, humaniza-nos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a)
I, III e IV estão corretas.
b)
II e III estão corretas.
c)
Apenas IV está correta.
d)
Todas estão corretas.
e)
Apenas II está correta.
3)
Considere o poema a seguir:
Catar feijão
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
(MELO NETO, João Cabral de. "Catar Feijão" in Obra Completa, Rio de Janeiro, Ed Nova Aguilar,1999.)
Com base no poema acima, analise as alternativas a seguir:
I.A partir da metáfora do "catar feijão" o poeta reflete sobre o fazer poético.
II.O poema é construído por meio de oposições semânticas: catar feijão X fazer poesia.
III.O poeta relaciona o exercício de catar feijão à atividade literária.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
I e III estão corretas.
c)
Apenas III.
d)
II e III estão corretas.
e)
Apenas II.
4)
Sabe-se que nem todo texto escrito pode ser considerado literário. Para ser considerado literário, o texto precisa de algumas especificidades, como a ficcionalidade e a verossimilhança. Sobre elas é correto afirmar:
Alternativas:
a)
A verossimilhança é a capacidade da obra literária de se distanciar do real.
b)
A presença da ficcionalidade no texto desqualifica a obra literária.
c)
A literatura tem o objetivo de expressar a verdade, tem um compromisso com o real.
d)
O texto literário é uma ficção que se assemelha a verdade, que pode ser verdadeiro.
e)
A ficcionalidade e a verossimilhança são fatores dispensáveis para a definição de um texto literário.
5)
Considere o poema a seguir:
Amor
Amemos! Quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu"alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!
Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu,
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d"esperança,
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!
Vem, anjo, minha donzela,
Minha"alma, meu coração!
Que noite, que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!
(AZEVEDO, Alvares. "Amor". Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/alvares-azevedopoeta-ultrarromantico.htm acesso em 15 mar.16)
O poema acima apresenta características:
Alternativas:
a)
Barrocas, pois o texto constitui-se de uma linguagem sacra.
b)
Parnasianas, pois o texto apresenta rigor formal.
c)
Renascentistas, pois o texto apresenta uma linguagem subjetiva.
d)
Românticas, pois o há sentimentalismo e egocentrismo.
e)
Modernas, pois apresenta o retorno às regras clássicas.
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