1. Analise as afirmações propostas, sobre o intestino grosso, marque V para verdadeiro e F para falso, justificando a falsa.
( ) O colo circunda o intestino delgado, o colo ascendente à esquerda do intestino delgado, o colo transverso superior e/ou anteriormente a ele, o colo descendente à direita e, por fim, o colo sigmoide inferiormente a ele.
( ) A flexura hepática situa-se profundamente às costelas IX e X e, é superposta pela parte inferior do baço.
( ) O apêndice vermiforme contém massas de tecido linfoide, origina-se na face posteromedial do ceco, inferiormente à junção ileocecal, tem um mesentério triangular curto, o mesoapêndice.
( ) O intestino grosso é o local de absorção da água dos resíduos indigeríveis do quimo líquido, convertendo- o em fezes semissólidas, que são temporariamente armazenadas e acumuladas até que haja defecação;
( ) O colo ascendente é separado da parede anterolateral do abdome pelo omento maior, tanto o colo ascendente quanto o descendente são retroperitoneais.
( ) Apêndices omentais do colo são dilatações do próprio intestino, alças intestinais;
( ) No colo encontramos três tênias, a mesocólica, à qual se fixam os mesocolos transverso e sigmoide; a omental, à qual se fixam os apêndices omentais e a livre, à qual não estão fixados mesocolos, nem apêndices omentais.
( ) A flexura esplênica, geralmente é superior, mais aguda e menos móvel do que a flexura direita do colo e se fixa ao diafragma através do ligamento frenocólico.
( ) O colo transverso é variável e móvel, geralmente pendendo até o nível do umbigo (nível da vértebra L III), em pessoas magras e altas, pode estender-se até a pelve.
( ) O colo descendente, sobretudo na fossa ilíaca, em geral é longo o suficiente para causar vólvulo (torção) do colo.
( ) O colo sigmoide estende-se da fossa ilíaca até o terceiro segmento sacral (S III), onde se une ao reto, geralmente tem mesentério curto e, portanto, tem grande liberdade de movimento, podendo ocorrer Vólvulo do colo sigmoide”.
( ) O reto é a parte terminal fixa , basicamente retroperitoneal do intestino grosso, é contínuo com o colo sigmoide no nível da vértebra S III.
( ) As tênias do colo começam na base do colo sigmoide que se divide para formar três faixas e seguem por todo o comprimento do intestino grosso, com alargamento abrupto e nova fusão na junção ao apêndice vermiforme.
( ) O óstio ileal entra no ceco entre os lábios ileocólico e ileocecal, superior e inferior, pregas que se encontram lateralmente e formam cristas chamadas de frênulos do óstio ileal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
v
f
f
f
v
v
v
f
f
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás