1. Analise a frase a seguir: A Lei Áurea, de 1888, que declarou extinta a escravidão no Brasil, não garantiu todos os direitos civis para a população negra.A frase é: *
5 pontos
a) Falsa, pois essa lei abriu espaço para outras leis que defendiam a população negra liberta, garantindo-lhes acesso à moradia, ao trabalho digno, à saúde e à educação.
b) Falsa, pois após a abolição da escravatura, os ex-escravizados passaram a viver tranquilamente, aproveitando a liberdade readquirida.
c) Verdadeira, pois ao declarar o fim da escravidão no Brasil, não houve uma preocupação em prestar proteção legal, trabalhista e social à população de ex-escravizados.
d) Verdadeira, pois a Lei Áurea, apesar de libertar, não garantiu a indenização aos ex-escravizados pelos anos de trabalho prestados, mesmo sendo essa a única reivindicação deles.
2) Passadas as comemorações pela lei Áurea, os libertos procuraram a se firmar socialmente como pessoas livres. Em relação a essa realidade, é possível afirmar que: *
5 pontos
a) nas áreas rurais, tentaram negociar com os senhores sua permanência nas fazendas em troca de salário ou ocuparam terras abandonadas; nas cidades, alguns conseguiram se empregar nas fábricas, outros permaneceram desempregados ou passaram a viver de fazer “bico” em troca de pouco dinheiro.
b) nas áreas rurais todos conseguiram conquistar suas terras; somente nas cidades alguns ainda permaneceram desempregados devido à concorrência dos imigrantes europeus.
c) nos grandes centros urbanos dificilmente os libertos ficavam sem emprego, pois muitas fábricas surgiram no mesmo período da abolição da escravatura; o grande problema do desemprego para essa população estava somente no campo, onde havia muitos imigrantes europeus trabalhando.
d) nas áreas urbanas, os libertos não eram facilmente encontrados, pois todos eles preferiram manter-se nas áreas rurais, onde já estavam acostumados a viver, por isso era mais difícil deles encontrarem emprego no campo.
3) Para a maioria dos pensadores do início do século XX, a questão indígena era um problema nacional e precisava ser resolvida. Nos debates que se seguiram, surgiram diferentes propostas. Uma delas foi a criação, pelo governo, do: *
5 pontos
a) Serviço de Proteção aos Índios (SPI), cuja função era prestar assistência aos povos indígenas.
b) Serviço Nacional de Cultura Indígena (SNCI), que tinha por objetivo apenas preservar a memória imaterial dos povos indígenas.
c) Serviço de Civilização aos Índios (SCI), que objetivava levar a chamada “civilização” (modo de vida europeu) aos indígenas.
d) Serviço de Proteção à Natureza (SPN), que tinha a função de proteger as florestas, local de residência dos indígenas.
4) Marechal Cândido Rondon, por sua habilidade no trato com os povos indígenas do Mato Grosso, foi convidado para dirigir o SPI. Para a integração total do indígena à nação brasileira, Rondon propunha 3 passos para o contato com tribos indígenas. Quais eram? *
5 pontos
a) Atirar, prender e matar.
b) Atrair, pacificar e civilizar.
c) Dialogar, vestir e alimentar.
d) Observar, brigar e sequestrar.
5) Assim como muitos movimentos sociais, o movimento feminista caracteriza-se, historicamente, pela diversidade de pautas e de sujeitos. Por outro lado, é possível afirmar a existência de objetivos que foram bastante significativos para a consolidação deste movimento, em âmbito abrangente. Quais foram, e ainda são, as principais pautas dos movimentos que lutam por equidade de direitos das mulheres? *
5 pontos
a) Sufrágio universal, manutenção dos serviços domésticos em dupla jornada e educação mais conservadora.
b) Regulamentação do trabalho feminino e infantil, independente da questão salarial, e saúde feminina.
c) Voto feminino, fim do preconceito, equidade salarial, proteção no mundo do trabalho, segurança, direitos civis e educação.
d) Voto feminino, segurança no mundo do trabalho, direitos civis, saúde feminina, manutenção do preconceito e equiparação salarial entre as mulheres de mesma escolaridade.
6) Podem ser consideradas situações de luta e mudança que marcaram a vida das mulheres, no século XX: *
5 pontos
a) o modo de se vestir, modo de falar, modo de se comportar, participar das decisões políticas, ser agente transformadora da sociedade.
b) a não participação da vida em sociedade, a manutenção da forma conservadora de se vestir, o controle de seus comportamentos em sociedade.
c) conformismo diante da desigualdade salarial e a aceitação do controle sobre o seu comportamento.
d) apenas o modo de se vestir e a participação em decisões políticas.
ajuda pfv, é urgente
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Resposta da pergunta 1 letra C
Explicação:
fiz e deu certo
Respondido por
13
Resposta:1:C
2:A
3:A
4:B
5:C
6:A
Explicação
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Pros cegos a luz