Biologia, perguntado por 1234567849, 10 meses atrás

1. Analise a figura que representa um cariótipo humano: A representação refere-se ao cariótipo de um(a): * 1 ponto homem com a síndrome de Klinefelter. homem com a síndrome de Down. mulher com a síndrome de Klinefelter. homem com um número normal de cromossomos. 2. (FCM-PB) As anomalias cromossômicas são bastante frequentes na população humana. Cada espécie apresenta um cariótipo típico, isto é, um conjunto de cromossomos caracterizado e identificado em número, forma e tamanho. Alterações no material genético, quantitativas ou qualitativas, podem ocorrer durante os processos de preparação para duplicação. Mesmo durante as divisões mitóticas ou meióticas acontecem irregularidades (aberrações) na divisão celular ou ocorrem ação de agentes externos como as radiações que podem cortar cromossomos. Como os cromossomos são os depositários dos genes, qualquer alteração numérica ou estrutural é capaz de modificar a expressão gênica, originando organismos anormais ou inviáveis. Qual das seguintes síndromes humanas apresenta uma monossomia? * 1 ponto Síndrome de Edwards. b) Síndrome de Klinefelter. c) Síndrome de Turner. d) Síndrome de Down.


valneijrivp: letra (D)

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
18

Sobre os cariótipos humanos temos as seguintes questões e respostas:

Questão 1. Homem com número normal de cromossomos

A imagem para esta questão está em anexo. Podemos ver que se trata de um cariótipo de um homem porque os dois últimos cromossomos são os sexuais, sendo que um deles é o X (grande) e outro é o Y (pequeno).

Quanto aos cromossomos autossômicos vemos que não há qualquer aneuploidia como uma monossomia ou trissomia, portanto podemos afirmar que é uma pessoa sem síndromes cromossomais.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/25019774

Questão 2. c) Síndrome de Turner.

O processo de meiose é responsável pela divisão celular com consequente geração de gametas. Por meio da meiose, uma célula diplóide origina uma célula haplóide (na ovulogênese) ou quatro células haplóides (na espermatogênese).

A formação de gametas haplóides é importante para a manutenção da quantidade de cromossomos de uma espécie, visto que na fecundação dois gametas se unem formando um indivíduo diplóide.

Dentre as diversas alterações cromossômicas que podem ocorrer durante a meiose destaca-se a aneuploidia, sendo as mais comuns a monossomia (2n - 1) e a trissomia (2n + 1). O exemplo mais clássico de monossomia é a Síndrome de Turner, e de trissomia é a Síndrome de Down.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/28686944

Anexos:
Perguntas interessantes