1. Analisar o pensamento dos filósofos Parmênides e Heráclito e sintetizar como eles desenvolveram suas teorias sobre a realidade usando lógicas diferentes.
2. O que Platão destaca sobre a lógica, considerando que para ele o conhecimento é proveniente da dialética (diálogo)?
3. O que diz Aristóteles sobre a lógica, considerando que ele defende a análise da realidade pela ciência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
2-todo mundo conhece o adjetivo platônico. Sabemos que ele tem relação com o filósofo grego Platão. Mas sabemos também, consultando um dicionário, que platônico significa "alheio a interesses ou gozos materiais" (daí a expressão "amor platônico", ou amor casto). Para entender melhor a origem dessa expressão, precisamos conhecer um pouco o pensamento de um dos filósofos mais importantes de todos os tempos.
3-Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo.
Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão. Assim, não se trata de conferir valor de verdade ou falsidade às proposições (frases ou premissas dadas) nem à conclusão, mas apenas de observar a forma como foi constituído. É um raciocínio mediado que fornece o conhecimento de uma coisa a partir de outras coisas (buscando, pois, sua causa).
Explicação: