1. Analisando o cenário mundial, pode-se citar como exemplo o processo de
multiculturalismo no Canadá, o país tem diversas ações e programas voltados a
esse tema. Entre eles, três serviços de TV especiais são licenciados e programas
étnicos são abordados em mais de 60 estações de rádio, “A legislação afirma que
o sistema de radiodifusão e transmissão de programas de TV deve, através de
seus programas e todas as oportunidades de emprego emergindo das suas
operações, atender às necessidades de uma sociedade diversificada e refletir a
natureza multicultural do Canadá (TERRA, 2011). Nesse sentido, busque
aprofundar um pouco mais pesquisando sobre o multiculturalismo no Canadá,
identifique e cite dois pontos positivos e dois pontos negativos. Faça uma
correlação com estes pontos identificados com a sua realidade, ou seja, com o
lugar onde você vive. Estes pontos são importantes? Poderiam ser adaptados para
o contexto da sua região? Você pode utilizar os textos indicados nas referências
para o auxílio no embasamento de seus argumentos.
2. Observando o contexto brasileiro, destacamos dois projetos desenvolvidos nos
Estados da Bahia que vem dialogando com a comunidade escolar e as práticas
pedagógicas sobre a afirmação da identidade étnica e do Rio de Janeiro com foco
no olhar avaliativo do desenvolvimento multicultural. Ambos se referem a questão
do multiculturalismo como abordagem significativa para uma formação crítica e
socializadora dos indivíduos. Pois bem, convidamos você a fazer uma análise mais
interpretativa com relação a estes dois trabalhos que, estão apresentados nas
referências: Projeto educação e multiculturalismo formação para a diversidade –
em pauta (Estado da Bahia) e Avaliando Multiculturalmente um Projeto
Educacional: o caso das “Escolas do Amanhã ( Estado do Rio de Janeiro). Agora,
extraia desses textos, duas características pertinentes que se concentram nestes
projetos e relacione-as com o cenário do seu estado quanto aos aspectos que
envolvem o multiculturalismo.
5
Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Especial,
Psicopedagogia Bacharelado e Licenciatura
3. A partir dos projetos que leu nas questões 1 e 2 que envolvem o Canadá e os
estados da Bahia e Rio de Janeiro, vamos a realidade onde você vive? Nesta
questão, pesquise projetos voltados ao multiculturalismo que foram ou estão
sendo desenvolvidos na sua cidade ou região. Relacione as abordagens dos
projetos que foram desenvolvidos no Canadá e nos Estados brasileiros com a
realidade da sua região, e descreva, de que forma esses projetos podem
contribuir com o desenvolvimento social em relação ao multiculturalismo. Relate e
justifique um objetivo geral e uma proposta simples que possa ser
contemplada no município que você reside.
Soluções para a tarefa
1 – Os dois pontos positivos são os seguintes: promoção de um ambiente mais respeitoso e inclusivo e aumento da criatividade e inovação.
Os dois pontos negativos são os seguintes: grande barreira linguística e o conflito existente entre culturas.
2 – As duas características desses projetos que se relacionam com o multiculturalismo são as seguintes: combinação de elementos entre culturas diferentes e expressão cultural diferente.
3 – O objetivo geral pode ser a conscientização do respeito às diversidades culturais e um exemplo de proposta simples pode constituir os projetos e programas educacionais que podem ser adotados nas escolas.
Bons estudos!
Resposta:
Alguns países democráticos têm buscado promover a aceitação e incorporação de culturas diferentes em seus territórios, valorizando a possibilidade de se constituírem enquanto nações pluriétnicas. No entanto, em outros países, a negação de direitos sociais e a perseguição de minorias culturais são práticas oficiais. Muitas vezes, ainda que exista uma política multiculturalista oficial, a perseguição é praticada por pessoas comuns, inflamadas por um sentimento de nacionalismo e rejeição ao outro. Os ataques violentos organizados por civis aos abrigos de refugiados de origem árabe na Alemanha são um exemplo disso. O multiculturalismo emerge a partir das reivindicações de minorias étnicas que sofrem de opressão histórica em seus territórios, como os negros e as populações indígenas por todo continente americano, incluindo o Brasil. O debate em torno desse tema é muito importante e traz à tona a forma como lidamos, enquanto sociedade, com as diferenças étnicas, culturais e religiosas que nos cercam.
Um dos pontos positivos sobre o multiculturalismo no Canadá é de que, o compromisso do Canadá com o multiculturalismo significa mais do que palavras sobre o papel ou leis no Parlamento, ou seja, é de suma importância quando se trata desses assuntos relacionados a eles! Outro ponto positivo é referente que, ao reconhecer o multiculturalismo como uma característica fundamental da identidade e herança nacional, os canadenses de todas as raças e origens têm a chance de contribuir para as metas comuns de igualdade, unidade nacional, harmonia social e prosperidade econômica. Mas como nada nesse mundo é perfeito no Canadá encontra pontos negativos como, de acordo com os dados compilados pelo Departamento de Herança Canadense: Em 1988, eles trouxeram cerca de $ 6 bilhões para o Canadá; São 50% mais propensos ao trabalho autônomo do que os outros canadenses; Poupam mais, consequentemente empregam o fundo de investimento disponível no país; Tendem a consumir menos em setores públicos e poucos recebem amparo social; Os imigrantes têm renda maior que a média e salários mais altos, logo, pagam mais impostos. Como resultado dessas contribuições, uma família normal de imigrantes transfere efetivamente cerca de $ 210 ao ano para a população nascida no Canadá. Outro ponto que se destaca negativando para a população é, a transmissão de programas de rádio e televisão voltados a minorias étnicas também tem prosperado no Canadá. Nove estações de rádio em cinco cidades destinam uma grande parcela da sua programação semanal a grupos étnicos, notadamente italianos, ucranianos, alemães, gregos, portugueses e chineses. Toronto possui um canal de televisão étnico de tempo integral. Três serviços de TV especiais são licenciados e mais de 60 estações de rádio incluem programas étnicos nas suas programações. Várias companhias de TV a cabo possuem programações em uma grande variedade de línguas. O Ato de Radiodifusão e Televisão do Canadá, que obteve anuência real em 1991, cultuava o conceito de acesso à informação pelas minorias. No cenário vemos que nem todo mundo tinha acesso a um canal de tv ou radio, isso faz com que fique menosprezados aos olhos da população canadense!
Nos Projetos citados tem as seguintes características sendo elas, promover, por meio da educação, uma tomada de consciência do valor positivo da diversidade cultural e adequar a esse fim tanto a formulação dos programas escolares como a formação dos docentes. e incorporar no processo educativo, quando apropriado, métodos pedagógicos tradicionais para preservar e otimizar métodos culturalmente adequados de comunicação e de transmissão do saber.
Integridade/Honestidade, no que se refere a assegurar honestidade e integridade ao longo de todo o processo avaliativo, negociando com os envolvidos e interessados na avaliação e buscando esclarecer e orientar procedimentos que venham provocar distorções ou indevidas utilizações. Relacionado com o cenário do estado onde me situo, a varias semelhanças, mas nem tudo é flores sabemos que tem seus contras e a favores, pois sempre tem aquele tal papel que não valoriza como se deve os profissionais, e as pessoas não se respeitam e não dão valor para a segurança estabelecida, o povo por aqui não se respeita e não respeita o próximo. Nesse sentido, não é de surpreender que uma identidade racialmente fundamentada seja um fenômeno recente e que o significado do conceito de etnia tenha se modificado profundamente de uma época para outra e de um lugar para o outro. Bom no lugar onde vivo, creio que sim, seria de suma importância os pontos positivos! Tenho total convicção de que poderia ser adaptado em minha região e que traria aspectos muitos positivos. Com adequações toda a população estaria a par do que simplesmente redige esses assuntos que poucos sabem o que é! Desse modo é primordial ter conhecimento sobre a cultura, eventuais diferenças e desacordos que possam existir.