1. alguns procedimentos estéticos do classicismo continuaram a ser cultivados nos textos barrocos.
A) nos textos 1 e 2, a métrica e o tipo de composição poética são os mesmos do classicismo? justifique a resposta
B) no barroco , os efeitos sensoriais foram amplamente explorados. Observe a sonoridade em cada um dos poemas e responda: quais são os fonemas que se repetem neles?
Soluções para a tarefa
Acho que você se esqueceu de inserir na questão os textos relacionados, mas tudo bem, eles puderam ser localizados e se encontram em anexo. Vamos agora responder cada pergunta por vez:
a) Sim, a métrica é a mesma. Em ambos os poemas, na verdade, pode-se observar o uso da forma soneto, ou seja, uma composição com quatro estrofes. As duas primeiras têm quatro versos, e as duas últimas têm três versos. No total, cada poema possui quatorze versos, organizados com métrica regular e fixa. Eles tratam da relação do homem com Deus, e pode-se ver nitidamente a influência do Humanismo.
b) No primeiro poema, são repetidos nas duas primeiras estrofes os fonemas -eiro, -er, -ito e -ar. No segundo poema, são repetidos os fonemas -do e -te.
Resposta:
A) Sim. Pode-se observar em ambos os poemas a utilização da forma conhecida como soneto, ou seja, quatro estrofes, tendo dois quatro versos e dois três versos. No total, cada poema tem quatorze versos, organizados com métrica regular e fixa, que tratam da relação do homem com Deus. Vê-se, neste sentido, a influência do Humanismo.
B) No primeiro poema, repetem-se nas duas primeiras estrofes os fonemas -eiro, -er, -ito e -ar. No segundo poema, em geral, repetem-se os fonemas -do e -te.