1. Algumas drogas, como a maconha, não trazem benefícios físicos ao atleta, e alguns esportes, como o
xadrez, não têm seu resultado alterado por causa do uso de doping. Mas afinal o que é doping e qual é
o parâmetro para saber se o atleta está dopado ou não?
Soluções para a tarefa
Resposta: O órgão que determina quais substâncias e métodos são proibidos é a Wada, por intermédio do Código da Agência Mundial antidoping (AMA).
O AMA estabelece que doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários ou contra o espírito do jogo. Quando duas dessas três condições se fazem presentes, caracteriza-se o doping. Então, no caso da maconha, por exemplo, ela faz mal para o atleta e vai contra o espírito do jogo, portanto, é considerada doping.
O controle do doping pode ser realizado pelo exame do sangue ou da urina do competidor imediatamente após o término de uma competição, podendo também ser feito a qualquer momento da vida do atleta, durante um treinamento, em sua residência e até mesmo algum tempo antes ou depois de uma prova.
Resposta:
Substância química que se mistura ilicitamente a um atleta, a fim de alterar-lhe por momentos o condicionamento físico, aumentando - lhe a resistência e o desempenho muscular.
O teste é feito com urina, aproximadamente 65 ml, uma vez que é pela urina que são eliminadas substâncias tóxicas ao organismo. Para fazer o exame, o atleta é encaminhado para o controle de doping, onde fará a coleta da urina na presença de um responsável do evento de mesmo sexo, para que não haja fraude na coleta.
Espero ter ajudado!!!