1) Alfabetização e e letramento são processos distintos, interdependentes e indissociáveis.
Isso PORQUE alfabetização só tem sentido quando é desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e escrita, utilizando-se dessas práticas; e o letramento só pode desenvolver-se na dependência e por meio da aprendizagem do sistema de escrita.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
a) A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
b) A segunda afirmação apresenta conteúdo incorreto e, devido à isso, não pode ser associada à primeira afirmação que está correta.
c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Alternativa assinalada
d) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
e) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
2) A história da alfabetização nos mostra quais eram as limitadas expectativas relacionadas ao domínio do aluno: esperava-se que na leitura ele fosse capaz de traduzir os sinais gráficos em sons e, na escrita, realizar a ação inversa: decodificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Podemos afirmar que a alfabetização carrega um significado histórico que se relaciona estreitamente ao ensino-aprendizado da capacidade de __________________.
A partir do parágrafo acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas ao preenchimento da lacuna:
Alternativas:
a) decodificação e codificação;
b) soletração e codificação;
c) segmentação da palavra em unidades menores;
d) decodificação e memorização;
e) atenção e memorização.
3) Estudos de Fitts e Posner (1967) indicam que a aprendizagem apresenta três fases, cada uma com características peculiares:
I- É a fase na qual um novo conceito, conhecimento ou habilidade se incorpora inserindo o sujeito numa mais ampla compreensão de certo assunto. Agora a repetição é automática.
II- O treino, o fazer e voltar a fazer são as marcas dessa fase. O elemento forte é a concentração que está focada no aperfeiçoamento de certo padrão. Requer muito empenho e trabalho ativo para atingir maior compreensão sobre o assunto, conhecimento ou habilidade.
III- É a fase que requer muita atenção e o funcionamento simultâneo de várias atividades cognitivas para então desenvolver uma série de estratégias com a finalidade de executar a ação.
As fases indicadas nas características acima são, respectivamente:
Alternativas:
a) Fase autônoma — fase de domínio ou de aprendizagem associativa — fase cognitiva.
b) Fase autônoma — fase cognitiva — fase de domínio ou de aprendizagem associativa.
c) Fase cognitiva — fase autônoma — fase do letramento.
d) Fase da alfabetização — fase do letramento — fase do alfabetizar letrando.
e) Fase de domínio ou de aprendizagem associativa — fase cognitiva — fase autônoma.
4) Na década de 1980, o processo de alfabetização ganha evidência e novos contrastes graças aos estudos da psicogênese da aquisição da língua escrita com dois nomes de grande projeção: Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. A divulgação dessas pesquisas revelou para nós que:
Alternativas:
a) Ações e vivências reais, sistematizadas, nas quais o escritor/leitor usa seus conhecimentos sobre a língua estão descartadas como forma de dispor, em interação, a trama de aspectos fonológicos, sintáticos e semânticos.
b) As crianças não atravessam sucessivas evoluções conceituais para compreenderem e incorporarem o funcionamento do sistema de escrita ortográfico.
c) Ler e escrever requerem sucessivos treinos do processo de decodificação e codificação e precisam ser constantemente intensificados durante toda a alfabetização.
d) O aprendizado do sistema de escrita é um processo extremamente ativo através do qual a criança elabora, constrói e reconstrói hipóteses sobre como a língua funciona e sobre as formas de representar a dinâmica de tal processo.
e) O aprendizado do sistema de escrita está fadado à redução de correspondências entre grafemas e fonemas, formas seguras da criança incorporar o processo de alfabetização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CAADDBDEAE
Explicação:
1 – c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Tanto a alfabetização quanto o letramento correspondem a processos diferentes, que se caracterizam por serem interdependentes e indissociáveis.
2 – a) decodificação e codificação.
Antigamente, as expectativas relacionadas aos alunos eram bastante limitadas, visto que somente era esperado que eles traduzissem os sinais gráficos em sons.
3 – a) Fase autônoma — fase de domínio ou de aprendizagem associativa — fase cognitiva.
A fase autônoma envolve o treino, o fazer e o voltar a fazer, tendo como principal elemento a concentração.
4 – d) O aprendizado do sistema de escrita é um processo extremamente ativo através do qual a criança elabora, constrói e reconstrói hipóteses sobre como a língua funciona e sobre as formas de representar a dinâmica de tal processo.
O aprendizado do sistema de escrita caracteriza-se por ser bastante ativo a partir do que é elaborado pela criança, resultando na construção e reconstrução de hipóteses.
Bons estudos!