História, perguntado por guiguizin12, 7 meses atrás

1.Além dos Portugueses, que outros inimigos D.Pedro tinha no Brasil ? Por quê?

2.Qual o objetivo da Assembléia Constituinte de 1823? Qual o plano dos deputados constituintes?

3.Qual a causa da Confederação do Equador?

4.O que foi a Guerra da Cisplatina?

5.Como ficou o governo brasileiro com a abdicação de Pedro I?


guiguizin12: me ajudem! por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por mspiccoli5
8

Resposta:

1.Além dos Portugueses, que outros inimigos D.Pedro tinha no Brasil ? Por quê?

 - Com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, o jovem país se divide em 3 partidos como:

  • Os portugueses que eram a favor, nessa época, do regresso do verdadeiro rei da colônia D. João VI e que tinham uma pequena aversão à D. Pedro devido a sua grande participação na independência.
  • Temos os moderados que possuíam José Bonifácio como principal representando e também primeiro ministro. Eram a favor de uma monarquia constitucional moderada.
  • E tínhamos os exaltados que queiram a implementação de uma República quebrando o vinculo histórico total de independência ou de representatividade de algum herdeiro da casa bragantina.

Os exaltados, portanto, poderiam ser conhecido como "inimigos" pois queriam a saída da monarquia como sistema de governo e sim m representante direto do povo e nacional brasileiro.

2.Qual o objetivo da Assembléia Constituinte de 1823? Qual o plano dos deputados constituintes?

- A constituinte de 1823 tinha como objetivo criar a nossa primeira constituição mas acabou sendo dissolvida pelo imperador pois havia rusgas entre a assembleia que queria uma constituição mais moderada enquanto o imperador queria a implementação do Poder Moderador, que teria um papel de controvérsia mais tarde na história.

3.Qual a causa da Confederação do Equador?

-  A Confederação do Equador ocorre logo depois da promulgação da constituição em julho do mesmo ano.

Esse levante era contra ao movimento feito pelo imperador de dissolver a assembleia constituinte e ter criado a constituição com o tão controverso Poder Moderador que dava um teor de autoritária a nossa primeira lei.

4.O que foi a Guerra da Cisplatina?

- A guerra da cisplatina nessa época era a disputa entre Argentina e Brasil pelo controle da Bacia do Prata que tinha importância tanto para os argentinos pela entra e saída de mercadorias para a Europa e para o Brasil pois possuí o rio Paraná que faz a ligação de forma mais rápida à província do Mato Grosso.

5.Como ficou o governo brasileiro com a abdicação de Pedro I?

- A abdicação de D. Pedro I ocorre entre vários motivos como:

  • Problemas Internos: a quebra do Banco do Brasil causando o aumento da inflação da moeda, o recrutamento compulsório para o exercito e por alguns acreditarem que o imperador estava mais interessado nos interesses de Portugal e não do Brasil.
  • Problemas Externos: A guerra da cisplatina mostrava para o Brasil que era importante uma orçamento de guerra devido aos grandes gastos que corroeram a economia na época.

Com esses motivos, D. Pedro I abdica ao trono em 1831 dando espaço para o momento mais controverso da nossa história, o Período Regencial, que vai de 1831 à 1840.

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes